Outros blogs de Terapia Manual

O gancho no tratamento da fibrólise




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • O gancho é um instrumento calibrado que permite efetuar a fibrólise duma estrutura pela mobilização precisa, localizada sobre a aderência ou sobre o corpúsculo fibrótico.

    A fibrólise efetua-se por intermédio de um gancho adaptado à região e ao tipo de estrutura a tratar. Existem portanto diferentes curvaturas do gancho.

    A extremidade do gancho tem a forma de uma espátula, e permite uma abordagem mais punctiforme, mais precisa da região a tratar em relação apenas a uma utilização digital. A estrutura a ganchar é envolvida dentro da curvatura. A extremidade do gancho (espátula) é aplicada sobre a zona específica da fibrose ou da zona que desejamos mobilizar.

    Quando o gancho é corretamente aplicado, ele revela-se menos doloroso que a mobilização manual correspondente.

    De fato, não é simplesmente «raspar» uma estrutura com o gancho para liberta-la e interromper a sua nociceptividade. O conhecimento anatómico, a palpação, a escolha das diferentes técnicas de ganchar, o gesto preciso e o treino do terapeuta serão factores determinantes no resultado.

    As vantagens deste método são a eficácia, a rapidez e a durabilidade dos resultados obtidos nas dores ligamentares e capsulares das articulações, mialgia mecânica recorrente, tendinopatia. Pela sua acção específica sobre a estrutura conjuntiva que está envolvida na maior parte das patologias, a técnica é utilizada pelo seu papel mecânico, vascular e neurológico.


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário