Outros blogs de Terapia Manual

Saiba mais sobre a Manipulação Visceral




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Por que a Fisioterapia é tão importante?

    A Manipulação Visceral é uma terapia criada e desenvolvida por Jean Pierre Barral um médico osteopata e fisioterapeuta, após ter visto o relacionamento entre as vísceras (órgãos) e a coluna.

    Desta forma viu que não era só a coluna a responsável pelos problemas das vísceras (órgãos) mas que também estes podiam influenciar bastante a coluna. Desta forma desenvolveu técnicas para sentir e eliminar tensões e restrições nos órgãos e tecidos e para os ajudar a terem um funcionamento mais correcto.
    Ela concentra-se sobre os problemas relacionados com as vísceras do corpo (órgãos internos como sejam o coração, o fígado, os intestinos, os pulmões, etc.) e os seus tecidos conectivos. Ela ajuda a dissipar os efeitos do stress físico e emocional e melhora a saúde geral e a resistência à doença.

    Todos os órgãos, tal como todo o corpo, estão em movimento constante quer tenhamos percepção ou não. No corpo, tal como na vida tudo tem de estar em sincronia e os nossos órgãos não são excepção. Eles têm de estar em sincronia uns com os outros e com toda a estrutura que os rodeia para que o seu funcionamento seja correcto. Quando um órgão não está em sincronia com o que o rodeia, cria irritações e disfunções que se vão manifestar quer no seu funcionamento quer no funcionamento do que o rodeia. Assim problemas de coluna podem dever-se a problemas de algum órgão ou a coluna pode estar a criar problemas em algum órgão. O corpo é um organismo que está todo interligado e inter-relacionado, onde um problema numa zona afecta todo o organismo na sua totalidade.

    As aderências e disfunções nos órgãos podem ser devidas às mais variadas causas desde stress, tensão nervosa, traumatismo, posturas incorrectas demasiado tempo, etc., etc. Isto pode resultar em dificuldades respiratórias, mau funcionamento dos intestinos como por exemplo a prisão de ventre, mau funcionamento do estômago, do fígado ou dos rins, etc., etc.

    A manipulação visceral é uma terapia que usa a palpação para sentir e eliminar alterações no funcionamento dos órgão para assim corrigir disfunções no seu funcionamento. Ela estimula os mecanismos naturais do corpo para que se possam eliminar o efeito das tensões físicas e ou emocionais que muitas vezes se encontram presentes nos órgãos, melhorando assim o seu funcionamento.

    A manipulação visceral foi criada e desenvolvida pelo Dr. Jean-Pierre Barral osteopata e fisioterapeuta francês quando viu que as manipulações na coluna alteravam o funcionamento dos órgãos e se propôs fazer a verificação contrária; isto é, se as manipulações dos órgãos afectavam a coluna. Com isto acabou por criar e desenvolver a manipulação visceral a qual é usada para melhorar o funcionamento dos nossos órgãos.

    Com a ajuda do Dr. Serge Cohen fez a documentação das alterações viscerais (através de ultra-sons e outras técnicas) entre o antes e o depois da manipulação. Estes documentos provaram sem qualquer margem para dúvida as alterações ocorridas, comprovando assim as razões dos benefícios que os pacientes relatavam.


    Publicado em 01/07/13 e revisado em 27/02/19


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário