Outros blogs de Terapia Manual

Objetivo da Crochetagem




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Resultado de imagem para crochetagem objetivos

    A Crochetagem é utilizada de forma complementar nos tratamentos com a utilização de uma ferramenta chamada gancho (em francês Crochet) como elemento de transição entre a mão do terapeuta e as estruturas a serem tratadas.

    A técnica surgiu em 1940, na Inglaterra, quando o fisioterapeuta Kurt Ekman confeccionou a primeira ferramenta, com o objetivo de alcançar com mais precisão planos profundos e estruturas específicas no tratamento de pacientes, por causa das limitações anatômicas percebidas por ele com o uso apenas das mãos. Foram testados para a confecção dos ganchos vários materiais, como madeira, cobre e osso para, finalmente, o aço inoxidável ser escolhido como padrão para os ganchos de Ekman.


    Com esse gancho, A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha a quebra de aderências e fibroses entre os diferentes planos de deslizamento dos músculos, tendões, ligamentos e nervos, devolvendo a mobilidade e função normais. Através do conhecimento fino em anatomia palpatória e a aplicação dos crochets sobre a pele, o profissional poderá obter melhores resultados. Liberar através de um gancho as diferentes capas musculares para deslizamento normal, dissolver os cristais de oxalato cálcico que pegam em diferentes pontos estas estruturas entre si, melhorar os movimentos de deslizamento entre as fáscias.

    Separar bem estas estruturas anatômicas (músculos, fáscias, ligamentos) para, desta forma, liberar as artérias, veias, nervos e gânglios que passam entre elas e então tratar os fenômenos inflamatórios ( tipo neuralgia). Relaxar o músculo por meio dos feixes neuromusculares, inibindo a hiperatividade gama. Tratar os pontos de tensão ou pontos trigger e preparar uma zona anatômica para receber um tratamento manipulativo ou de outra índole.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário