Outros blogs de Terapia Manual

Saiba mais sobre a Terapia Manual Aquática




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • Resultado de imagem para terapia manual aquatica

    A mobilização articular na água , tem como objetivo, disponibilizar para os terapeutas aquáticos os valiosos recursos da terapia manual,  de forma a tornar a hidroterapia um meio mais completo e eficaz de tratamento.

    As técnicas são inspiradas no tratamento de terapia manual executados no solo, como por exemplo, as técnicas do conceito Maitland, porém o meio aquático com suas peculiares propriedades físicas, produzem benefícios bem específicos, relacionados com a dor, espasmo, postura do paciente e padrões de movimento, permitindo na água uma aplicação de técnicas de mobilização exclusivas.

    A terapia manual é um conjunto de técnicas de mobilização e ou manipulação, que visa o reparo e cura do organismo. As mudanças podem ocorrer em diferentes níveis do indivíduo. Algumas estão relacionadas aos processos de reparo local, outras com a melhora da função neuromuscular e outras ainda com o comportamento geral do indivíduo.


    A terapia manual existe há séculos, embora tenha se desenvolvido muito nos últimos trinta anos.

    Com o tempo foi incorporando várias disciplinas e teorias, muitas das quais estiveram em conflito. Nos últimos anos chegou-se a conclusão de que nenhum grupo isolado detém o monopólio da verdade, e que um pode aprender com o outro.

    Nós terapeutas aquáticos também precisamos desenvolver, pesquisar e aprimorar técnicas de terapia manual na água.

    Estamos apenas no início, muitas descobertas interessantes ainda estão por vir, a união da terapia manual com a hidroterapia é um passo importante para a melhora da reabilitação.

    A mobilização na água precisa ser vista como uma forma nova de movimentação, uma nova forma de facilitar e restaurar funções no sistema músculo esquelético.

    Mobilização na água x no solo

    A mobilização articular visa restaurar primeiramente o movimento acessório, para após restaurar o movimento fisiológico, porém, na terapia manual aquática em algumas circunstâncias haverá uma
    combinação de movimentos acessórios e fisiológicos, devido a instabilidade do meio.

    Em terra é possível tratar um único segmento vertebral, na água geralmente a mobilização de um segmento, irá mobilizar outro segmento em menor grau de intensidade, tornando a mobilização um pouco mais global em algumas situações.

    É comum em terra ocorrer com o paciente em tratamento um espasmo muscular antecipado, devido a posição de mobilização, como por exemplo,na rotação da coluna. Na maioria das mobilizações aquáticas o espasmo muscular estará diminuído, de forma que a mobilização ocorrerá mais facilmente, com maior conforto para o paciente.

    Mobilizações aquáticas devem ser executadas muito mais lentamente que em solo, respeitando os princípios de movimentação do corpo na água.

    O terapeuta ao executar a terapia manual aquática não deve estar condicionado aos padrões de tratamento em solo, pois estamos operando em meio absolutamente distinto.

    O terapeuta deve utilizar as propriedades físicas e terapêuticas da água juntamente com sua habilidade para realçar as técnicas de terapia manual.

    Um dos mais importantes benefícios em relação à terapia manual aquática está o fato de que após a aplicação das técnicas, o terapeuta pode imediatamente, implementar um programa de exercícios
    terapêuticos, estabilidade e fortalecimento, em um ambiente sem dor.

    Princípios físicos importantes durante a aplicação de terapia manual aquática

    - Flutuação

    - Posicionamento e postura do paciente

    - Uso adequado de flutuadores

    - Densidade do corpo

    - Temperatura da água


    Benefícios da terapia manual aquática

    - Redução da sensibilidade das terminações nervosas sensitivas devido ao bombardeamento de estímulos sensoriais, inibindo a dor e o espasmo muscular.

    - As posturas na água tendem a ser mais confortáveis que no solo, o que permite a execução mais livre da técnica.

    - Fácil manuseio do paciente.

    - O comum "dolorimento" após a mobilização em solo é bastante "minorizado" na água.

    - Redução do espasmo e tensão muscular.

    - Relaxamento, tração e mobilização da coluna podem ocorrer simultaneamente.

    - A água realça a habilidade do terapeuta em sentir mudanças súbitas no espasmo muscular, padrões de movimentos, rigidez, amplitude de movimento e flexibilidade dos tecidos.

    - O transbordar do movimento oscilatório para outras partes da coluna é benéfico para sua restauração global.

    - Possibilidade de se introduzir imediatamente após a execução das técnicas de terapia manual, outras terapias suplementares.

    Procedimentos e terapias suplementares

    A terapia manual aquática deve ser instituída ao plano de tratamento após a avaliação do paciente, para colher seu histórico, realizar a aplicação de testes específicos e eleição das técnicas a serem utilizadas, elaborando assim, um plano de tratamento para o paciente.


    A terapia manual possui diversas escolas, e cada uma delas emprega um método específico de avaliação e tratamento.

    Não queremos nos fixar a um método específico, para não condicionar a terapia manual aquática a um determinado método x ou y executado em solo.


    A terapia manual aquática ainda tem muito a crescer, condicioná-la neste estágio a um único método vai de contra a natureza desta terapia , que se inter-relaciona com uma gama valiosa de efeitos, propriedades, técnicas e habilidade individual.

    Perguntas

    Por que mobilizar em água?

    Trabalho das duas formas, e te digo que alguns pacientes respondem melhor ao solo e outros melhor a água.

    Se você analisar somente a nível segmentar, quando falamos em coluna vertebral, é claro que o solo é um ambiente muito mais favorável, por ser mais estável , porque na água é impossível mobilizar apenas um segmento sem atingir em menor grau outros segmentos da coluna.

    Qual o problema em mobilizar outros segmentos ao mesmo tempo? Isto acaso causaria algum dano a coluna? Ou insucesso no tratamento? Acaso nos movimentamos de forma uni segmentar?

    A resposta é não. Ao contrario, nos movimentamos de forma sempre multisegmentar.

    Se você é um terapeuta aquático, um fisioterapeuta que atua com  hidroterapia, se o seu paciente prefere ser atendido na piscina,  porque ele se sente bem neste meio, então você vai deixar de efetuar  uma técnica de mobilização articular, caso haja indicação para isto?

    Por que você não usaria?

    Eu uso muito isso e tenho bons resultados. O terapeuta aquático ao utilizar uma técnica de mobilização articular não deixa de estar aplicando Hidroterapia, ele não será intitulado um osteopata ou quiroprático, ele continuará aplicando hidroterapia, só que com um ótimo recurso a mais ao seu dispor.

    Por ex. Atendo muitos pacientes com lombalgia de diversas origens, eu quase sempre utilizo mobilização articular com eles, já não sei como seria atende-los sem utilizar estas técnicas, é claro que não faço só isso, eu posso após mobilizar uma articulação estabilizá-la, após fazer um alongamento neural, relaxamento, massagem miofascial, etc.

    Um bom terapeuta de solo também não usaria somente técnicas articulares com seu paciente porque estaria fadado ao insucesso e isso é bastante comum.

    Uma das grandes vantagens da hidroterapia, é que você pode implementar o seu tratamento já em seguida da mobilização articular.

    Publicada em 31/10/13 e revisada em 25/08/19

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Um comentário: