Outros blogs de Terapia Manual

O papel dos músculos na Escoliose




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionda com uma retracção assimétrica dos músculos espinhais.

    Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna, isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

    Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais, que são responsáveis pela erecção da coluna, vão contrair-se / retrair-se mais de um lado do que do outro.


     

    início da escoliose

    Normalmente há uma retracção assimétrica no início, a qual é maior no lado da concavidade da curvatura, onde estão localizadas as setas encarnadas. A coluna está em desequilíbrio

     

     

     

    em busca do equilíbrio

    De modo a realcançar o equilíbrio os musculos espinhais vão contrair-se mais do lado esquerdo na zona imediatamente acima da primeira curvatura (setas cor de laranjas).

    retracção assimétrica

    Devido à retracção assimétrica formou-se uma segunda curvatura e cabeça voltou ao eixo.


     Os Músculos Espinhais

    Os músculos espinhais são vários, a saber: iliocostal, dorsal longo, interespinhoso, espinhal dorsal, intertransversais, quadrado lombar, transverso espinhoso (rotadores, multifidos, semi.espimhal).

    São estes músculos que erguem a coluna, lutando contra a gravidade, as suas origens e inserções musculares são variadas e a orientação das suas fibas musculares permitem realizar os movimentos de extensão, inclinação e rotação.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    4 comentários:

    1. informações bastantes importantes.

      ResponderExcluir
    2. Preciso de encontrar uma solução para escoliose. A terapia manual é eficiente?

      ResponderExcluir
    3. Preciso de encontrar uma solução para escoliose. A terapia manual é eficiente?

      ResponderExcluir
    4. Proteja seus entes queridos online com o recurso espião facebook do mSpy, permitindo que você monitore discretamente suas interações nas redes sociais.

      ResponderExcluir