Outros blogs de Terapia Manual

Terapia Manual na Coluna Vertebral




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • O papel fundamental do Fisioterapeuta no combate à pandemia | Revista Preven

    A manipulação articular é um procedimento de terapia manual realizada em alta velocidade, pequena amplitude e normalmente no final da amplitude de movimento. O local de aplicação da manipulação é escolhido levando em consideração a apresentação clínica do paciente, bem como as preferências de tratamento do terapeuta.

    Os tratamentos manipulativos se distinguem das demais terapias manuais pelo impulso manipulativo, o thrust, desencadeado ao final do movimento articular passivo, consiste em um impulso muito breve, seco, mas suave e controlado que ultrapassa esta amplitude fisiológica, aplicado diretamente ou indiretamente, sem ultrapassar o limite além do qual se produz desordens estruturais.

    A terapia manipulativa da coluna vertebral é aplicável em todos os problemas de dor musculoesquelética das costas, pelve e pescoço nos quais a perda de função vertebral ou dor à palpação localizada ao movimento induzido pode ser um fator contributivo, se não houver contraindicações. Desta forma, a manipulação está contraindicada nos casos onde houver malignitude vertebral, infecção ou inflamação, síndrome da cauda equina, mielopatia ou espondilose, radiculopatias adjacentes múltiplas, doenças dos corpos vertebrais, instabilidade osteoarticular vertebral (ex., fraturas, luxações).

    A eficácia desta técnica não será garantida em todos os casos, sendo assim, se faz necessário identificar qual o perfil de paciente que será beneficiado pelo uso da manipulação, não devendo ser aplicada naqueles que apresentarem contraindicações.

    É preciso salientar que, existem uma diversidade de técnicas manipulativas que podem ser executadas nos casos de lombalgia, logo cabe ao fisioterapeuta realizar uma avaliação precisa, para que possa ser escolhida a técnica mais adequada de acordo com o quadro clínico de cada paciente.


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário