Outros blogs de Terapia Manual

Método Busquet ajuda a corrigir a postura




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Como o Fisioterapeuta atua no Sono?

    A postura incorreta é um mal que atinge a maioria das pessoas, de crianças a adultos, que tem como sinal de alerta a dor, isso quando o corpo já não suporta mais compensar tanto esforço. O método Busquet, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, eliminando as zonas de tensão das cadeias fisiológicas. O método usa a terapia manual. Uma combinação de técnicas de massagens e alongamentos leves e progressivos sem que haja dor. Todos os movimentos são direcionados conforme a necessidade do paciente, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante. E sem contraindicação.

    O método é avançado e beneficia todas as idades. São 12 sessões de alinhamento postural, acompanhados por fotos, com manutenção uma vez a cada seis semanas ou uma vez por mês.

    O tratamento das cadeias musculares interessa a pessoas lesionadas, sedentárias, crianças e atletas amadores e de alto rendimento. O mais interessante desse trabalho postural é que acompanhamos a evolução do indivíduo sessão a sessão por fotos, e já na primeira temos um ganho real de 30% a 40% de mudança de centro de gravidade, de alterações musculoesqueléticas, gerando um conforto e um enorme relaxamento das tensões musculares. O método é indicado para “dores musculares, crônicas, de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros. A técnica reduz e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o estresse e trata as lesões.

    Este método exige um tempo de assimilação de reequilíbrio. Há tempos atrás, as pessoas só se preocupavam com a postura no momento da dor, quando surgia o desconforto. Agora, já há um interesse de realinhamento postural porque ele traz conforto, amplitude, movimentos corretos, mobilidade articular e boa flexibilidade. A busca da postura correta é difícil, mas necessária. As pessoas sentam errado e tudo é para frente, seja para usar o computador, pegar uma revista, um copo. Chamamos de postura em flexão e isso gera alterações. É física: um lado puxa, o outro abre mão de algo e compensa durante certo tempo sem dor ou lesão aguda. Mas há consequências. Para muitos fisioterapeutas, o método Busquet é superior ao RPG e pilates por ser mais global e completo. Enquanto os dois começam com exercício, no Busquet a primeira preocupação é com a terapia manual para soltar as tensões e dar liberdade de movimento. Só depois, se for necessário, o exercício.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário