Outros blogs de Terapia Manual

Crochetagem e o tratamento da Dor Miofascial




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A dor miofascial é um tipo comum de dor na pratica diária dos praticantes de atividade fisica. Segundo Myers (2001), uma pequena alteração da fáscia pode causar grande tensão em outras partes do corpo. Por isto, quando um profissional visualiza a rede fascial em todo corpo, pode intervir de uma forma muito mais eficiente do que quando ve o indivíduo apenas com um problema numa região isolada do corpo.

    A aplicação da técnica de crochetagem miofascial tem mostrado grande eficiência no tratamento da dor, tendo como principal objetivo promover a ruptura e dissolver as aderências fibrosas provocadas por cirurgias, traumas e ou quadros inflamatórios, devolvendo a movimentação natural entre as fáscias, ocorrendo assim liberação dos pontos gatilhos, aumento do aporte sanguíneo para as regiões afetadas, liberando os fluxos e promovendo assim o reequilíbrio orgânico. Traz como benefício o relaxamento muscular, tendo como resultado "a volta da vida" destas regiões, reestabelecendo a mobilidade perdida ou restrita.

    A Crochetagem Miofascial foi idealizada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman no fim da década de 40, baseando-se nos princípios da massagem transversa profunda, enxergou as limitações que a técnica apresentava pela dificuldade de se apalpar partes moles (em muitos casos pela dor apresentada), assim criou instrumentos em forma de ganchos metálicos, que permitiam um acesso melhor as estruturas afetadas e com menor desconforto.

    As contraindicações são as mesmas para qualquer tratamento manual, tais como feridas na pele, queimaduras, inflamação aguda, fragilidade vascular e trauma recente. Contudo, a principal contraindicação é a dor ao toque da ferramenta no momento da aplicação da técnica. Cabe ao terapeuta modular suas manobras sempre respeitando a opinião do paciente. Podem ser submetidas à técnica de crianças a idosos. Ter sempre uma atenção especial aos idosos pela fragilidade da pele e às crianças para manter a concentração.

    Você é profissional?

    Se você é profissional, essa técnica pode ser empregada em muitos casos, desde a Fisioterapia Respiratória até Dermatológica e Traumatológica.  Eeu vou te dar uma dica para saber mais sobre Crochetagem Miofascial. Clique aqui e saiba mais!  Aperfeiçoamento em técnicas que dão resultado é um upgrade na sua carreira!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário