Outros blogs de Terapia Manual

Indicações da Liberação Miofascial




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A Liberação Miofascial (LMF) é uma das ferramentas da terapia corporal, como massagem e acupuntura, por exemplo.

    O tratamento consiste em manobras lentas e contínuas que aplicam pressão em certos pontos do corpo, que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos --nesse caso, por um profissional capacitado. A liberação diminui a tensão na fáscia e dá fim aos sintomas, além de melhorar a flexibilidade, a mobilidade articular, a circulação sanguínea e o rendimento nas atividades físicas.

    O objetivo é liberar os músculos de padrões habituais de tensão crônica, diminuir dores e ganhar mobilidade. Desta forma, é possível corrigir maus hábitos posturais, aliviar a tensão crônica, dores musculares e, assim, aumentar a flexibilidade dos movimentos.

    Existem estudos mostrando que a técnica pode promover ainda a redução da pressão arterial e a diminuição das dores articulares. Ela também pode ser usada com finalidade preventiva, reduzindo as chances do aparecimento de uma lesão

    A liberação miofascial é indicada para pessoas que sofrem de dores musculares crônicas ou agudas, praticantes de atividades físicas ou que tenham alguma patologia que provoque a dor muscular (como doenças neuromusculares). Para que o diagnóstico e o tratamento para a dor miofascial seja mais eficaz, a liberação miofascial deve ser realizada o mais precocemente possível, evitando a cronificação e prevenindo a recorrência das dores musculares, sendo considerada uma excelente técnica para tratar restrições de movimento causadas por uma cicatrização incorreta.

    Uma das maiores vantagens dessa técnica é que ela apresenta resultados em curto prazo e, muitas vezes, de forma imediata. Após uma única sessão, é possível observar os benefícios, como maior flexibilidade e amplitude de movimento, além de controlar o processo inflamatório local.

    Se você quiser saber mais sobre Liberação Miofascial, vou te indicar um curso da Cefisa excelente para você. Clique aqui e saiba mais!

    Até a próxima!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário