Outros blogs de Terapia Manual

Como é a técnica de Fricção na Massoterapia?




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A fricção é um movimento curto, profundo e penetrante, em geral executado com a polpa dos dedos e polegares.

    A pele movimenta-se sobre as estruturas subjacentes, de forma que uma camada de tecido é firmemente pressionada contra a outra. A fricção geralmente é circular, e a sua pressão geralmente aumenta com o tempo.

    Fricção circular é um movimento totalmente diferente do amassamento com os dedos e polegar, em que uma massa do tecido muscular é massageada, com a pressão aumentando na metade superior do círculo e diminuindo na inferior. Fricção é um movimento mais curto e específico, localizado em um determinado ponto, com um aumento gradual na pressão.

    Deve-se manter os dedos firmes, pressionando profundamente e usando o peso do seu corpo. Você pode tornar os movimentos mais profundos colocando uma das mãos sobre a outra ou usando dois dedos ou dois polegares juntos. Assim que terminar o movimento, em geral após três segundos de fricção estática ou três movimentos circulares completos, erga os dedos polegares e desliza-os para a área subjacente.

    A fricção é muito utilizada para problemas localizados. Geralmente dá uma grande sensação de alívio quando a tensão muscular é dissipada.

    A fricção deve ser aplicada apenas em uma área, que já deve ter sido antes aquecida com movimentos superficiais. Comece suavemente e depois aumente a pressão. Talvez seja útil pedir à paciente realizar inspiração e expiração bem calma e profundamente quando você executa a massagem. Termine aliviando a região com um alisamento superficial ou uma effleurage.

    O deslizamento lento tem finalidade de acalmar e relaxar os nervos sensóreos. Suas mãos ficam abertas e flexíveis, de maneira que se moldam ao formato da parte que está sendo massageada. A effleurage ajuda a melhorar a circulação sanguínea superficial – seus movimentos seguem a direção do sangue venoso de volta para o coração.

    Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui e saiba mais!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário