Outros blogs de Terapia Manual

Um pouco do trabalho de Marcel Bienfait




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • Marcel Bienfait formou-se em 1943 em Educação Física em 1946, também na França, foi diplomado também em fisioterapia. Começou sua carreira em 1947 quando dispensado dos serviços militares. 

    Ele foi mais um dos seguidores de Madame Francoise Mezières, e um grande estudioso da postura estática. Apesar de seguir as cadeias de Mezières, também defendia que a reeducação estática local não pode ser negligenciada. Para Marcel Bienfait, isso estava acontecendo a partir do conceito de globalidade. Ele seguia as cadeias propostas por Mezieres, mas defendia que a reeducação estática local não poderia ser negligenciada, como estava sendo a partir do conceito da globalidade.

    A terapia manual de acordo com o trabalho proposto pelo conceito de Marcel Bienfait tem diversos alunos nesses países. Ele não desenvolveu um método pessoal, mas uma adaptação dos tratamentos de fisioterapia aos avanços da fisiologia moderna.

    Marcel Bienfait baseou-se no conhecimento da fisiologia moderna tornando-se autor de numerosas publicações sobre Terapia Manual, traduzido para vários idiomas. Desde 1998, as obras de Marcel Bienfait fazem parte dos livros de texto mais consultados para os estudos universitários de fisioterapia no Brasil.

    Bienfait acreditava que o conceito da globalidade proposto brilhantemente por Madame Mezieres vinha sendo utilizado de forma indiscriminada. Ele servia como fator preponderante muitas vezes para esconder muitas deficiências anatômicas e fisiológicas dos terapeutas.

    Como a maioria das teorias, a de Mezières também nasceu de um insight durante um atendimento. Começou a atender uma paciente para tratamento de uma cifose dorsal, paciente esta que fazia uso frequente de um colete estabilizador.

    A partir daí observou que ao tentar manipular a região dorsal gerou como resultado uma compensação nos ombros que não estavam sendo manipulados. A terapeuta então solicitou uma retroversão ativa da paciente para diminuição de sua lordose lombar.

    Isso gerou o aumento da lordose cervical, então solicitou que a paciente corrigisse o posicionamento cervical através de um auto crescimento ativo, o que gerou um bloqueio inspiratório em sua paciente.

    Mézières conclui então que a paciente possuía tal rigidez muscular que seus segmentos perderam sua autonomia individual, e que quando lhe foi solicitado a correção local de cada segmento, esse tornou-se impossível de realizar sem o comprometimento de todo o sistema, aumentando as lordoses por encurtamento.

    Marcel Bienfait, como grande estudioso, teve todo o seu mérito ao agregar diversos conhecimentos e contestar a ideia da negligência do tratamento local. Esse tipo de tratamento passou a ser subestimado após a divulgação das cadeias de Madame Mézières.

    Bienfait(1995) usava as seguintes palavras para descrever as suas manobras de pompage:

    O fisioterapeuta deve se portar como um ladrão ao invadir o corpo (casa) do paciente, de forma lenta e sútil para não disparar os alarmes da casa, como por exemplo, os Órgãos Tendinosos de Golgi, pondo a perder todo o ganho de elasticidade da manobra.

    Desenvolveu então um trabalho preparatório progressivo, para só depois colocar seus pacientes em postura. Esse seu trabalho foi denominado de fisioterapia estática, e não se considerava o criador de um método. Esse seu trabalho se baseava em algumas leis:

    • Acreditava que para corrigir alguma deformidade era preciso evitar suas compensações, assim como Mezières.
    • Defendia que numa compensação fixada era preciso corrigi-la antes da deformidade, antes de posturar o paciente.
    • Para corrigir, era necessário abrir as concavidades, ou seja, alongar o que está curto demais.

    A partir daí criou um postulado para o desenrolar de suas sessões:

    • Contato com o paciente.
    • Exame dos apoios em decúbito dorsal.
    • Educação Respiratória.
    • Posturas de alongamento e manobras de correção manual.
    • Aquisição do trabalho em postura.
    • Trabalho sobre os pés.
    • Retorno a avaliação dos apoios em posição deitada.
     Tenha cursos online de Terapia Manual com os melhores conteúdos e professores. Clique aqui!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário