Outros blogs de Terapia Manual

Princípios e Objetivos da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva




  • Receba informações de Terapia Manual por email
  • Livros sobre Terapia Manual!
  • Ebooks Gratuitos
  • Grupo de Whatsapp



  • Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. Baseia-se na utilização de movimentos e posturas com fins terapêuticos e procura entender o movimento e a postura normal para realizar a aprendizagem ou reaprendizagem quando estes movimentos ou postura estão alterados.

    Baseado nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método: 

    - Qualquer ser vivo possui um potencial e para se desenvolver este potencial é oferecer uma demanda. 
    - Cada indivíduo é considerado como um todo, integrando estímulos sensoriais, motores e psicológicos, por isso todo o tratamento deve ser direcionado ao ser humano, e não a um problema específico. 
    - A demanda sobre o paciente é orientada funcionalmente durante o tratamento. 
    - Se o paciente tem sucesso, acaba esforçando-se mais. 
    - O tratamento é iniciado no nível funcional do paciente, progredindo para atividades mais complexas. 
    - São utilizadas atividades que acompanham a sequência do desenvolvimento motor normal. 
    - O ser humano não se movimenta em plano reto, mas num movimento tridimensional. 
    - Respeitar o tempo do movimento. 
    - Atingir a resposta máxima é a forma mais eficaz de alcançar consciência, força, coordenação e endurance. 
    - A repetição da resposta é utilizada para aumentar ou promover e manter a aprendizagem motora.

    A técnica constitui-se de padrões individuais de membros superiores e inferiores, padrões de escápula, cabeça e pescoço, padrões de marcha, além de atividades integradas, que são uma sequência de aprendizagem tendo como base o processo de maturação cerebral e desenvolvimento motor. O objetivo dessas atividades é dar independência ao paciente e ensiná-lo novamente o "automático". Para a realização das atividades integradas utilizam-se os processos básicos durante a realização de trocas posturais e manutenção de posturas.

    O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.

    Através da realização desse movimento funcional o método Kabat é capaz de favorecer a contração muscular voluntária, controlar o tônus muscular, promover alongamento e fortalecimento muscular, melhorar a resistência, promover equilíbrio entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, melhorar a coordenação motora e estimular o aprendizado de padrões funcionais de movimento.

    Esses procedimentos básicos para facilitação oferecem ao terapeuta o que é necessário para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente, como:

    • Aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável
    • Guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e resistência apropriada
    • Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo
    • Aumentar a capacidade do paciente e evitar a fadiga

    O método Kabat é um excelente recurso fisioterapêutico para reabilitação de pacientes das mais diversas patologias, em especial as patologias neurológicas.

    Porém, por ser um método complexo e que demanda muita técnica, é preciso se aprofundar e estudar bastante todos os padrões e exercícios para que o método possa ser aplicado corretamente, a fim de alcançar todos os objetivos esperados

    Tenho uma boa dica! O curso Método Kabat, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional de fisioterapia conhecimentos sobre padrão de facilitação, reflexo, estímulo de estiramento e muito mais. Clique aqui e saiba mais!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:



    Comente:

    Nenhum comentário