Outros blogs de Terapia Manual

Saiba mais sobre a Reeducação Postural Global, o RPG




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A reeducação postural global, ou RPG, já é conhecida pelo seu benefício no tratamento de problemas da coluna de adultos. No entanto, a técnica, que trabalha movimentos direcionados para promover o alongamento das cadeias musculares e o reequilíbrio de toda a estrutura corporal, também pode ser aplicada em crianças e adolescentes.

    A gente sabe que a maioria das pessoas não está acostumada a se portar como deveria com o seu corpo. Posturas inadequadas no trabalho, em casa, no lazer, na escola são frequentes e com elas o indivíduo fica suscetível a uma série de patologias. Há diversos outros fatores que também podem contribuir para agravar o problema, é o caso da gravidade que tende a nos comprimir, achatando músculos e articulações. Tudo isso acaba provocando um desequilíbrio do corpo e é nesse contexto que entra em ação a RPG.

    Diversos problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG.

    Como o RPG atua no paciente

    Para melhorar a postura e a mobilidade global, a RPG utiliza as liberações dos espasmos e encurtamentos de músculos e fáscias, localizados nas áreas de disfunção propriamente ditas ou naquelas mais distantes, porém relacionadas com o problema.

    O trabalho é realizado em oito posturas básicas, corrigindo-se a lesão encontrada e as compensações que o corpo vai apresentando. De nada adianta posicionar melhor o pescoço e alongar os músculos daquela região, se para isso a pessoa bloqueia e eleva os músculos respiratórios ou os ombros. A correção é feita de forma global. Os alongamentos e a correção da postural são gradativos, ganhando um pouco de amplitude em cada região necessária, sempre associando o trabalho respiratório.

    O tratamento é individual. Não existe tratamento de RPG em grupo. É necessária a participação ativa e constante do paciente e do fisioterapeuta.

    Para quem é o RPG?

    O método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares. A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na reeducação pós-traumática.

    Principais linhas de atuação

    O fisioterapeuta irá conduzir o tratamento de acordo com o perfil de cada paciente. Os exercícios mais trabalhados em quase todos os quadros são:

    • Conscientização do apoio plantar de forma correta no chão, ou seja, forma ideal de pisada

    • Alongamentos dos músculos da parte de trás dos joelhos e das panturrilhas

    • Alongamento da musculatura paravertebral

    • Alongamento da musculatura da cadeia inspiratória

    • Fortalecimento dos abdominais

    • Alinhamento dos ombros

    Finalizando

    O tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, doenças agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há contra-indicação específica para sua aplicação.

    Conheça o Curso Reeducação Postural Global, da Inaesp. Clique aqui e saiba mais!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário