A Hidroterapia propriamente dita nada mais Ă© do que uma terapia onde se utiliza a água como um meio ou forma de tratamento. Dentre elas a mais conhecida e utilizada Ă© a Fisioterapia Aquática realizada em piscinas aquecidas em torno de 33 Ă 34C com sessões individuais, onde se utilizam os benefĂcios fisiolĂłgicos da água aquecida com suas propriedades fĂsicas aliadas as tĂ©cnicas especĂficas da Fisioterapia sempre de acordo com as necessidades individuais de cada paciente com objetivo de tratar, reabilitar, reeducar e recuperar as funções
motoras e sensoriais. No qual difere da hidroginástica e natação, sendo estas atividades, fĂsicas e esportivas normalmente realizadas em grupos com profissionais de Educação FĂsica objetivando o condicionamento fĂsico e melhora da qualidade de vida.
A Hidroterapia Ă© indicada nĂŁo sĂł para aqueles que apresentem uma patologia, mas para aqueles que por ventura perderam algum movimento ou alguma função seja ele permanente ou temporária mais tambĂ©m para aqueles que apresentam algum quadro de dor muscular ou articular, bem como aqueles que queiram melhorar sua postura e prevenir – se de possĂveis dores.
A grande vantagem do trabalho fisioterápico no meio lĂquido sĂŁo seus efeitos fisiolĂłgicos: melhora da circulação perifĂ©rica, retorno venoso, taxa metabĂłlica, melhorando o suprimento sanguĂneo para os mĂşsculos e o seu metabolismo geral, diminuindo a sensibilidade nos terminais nervosos reduzindo a dor e o tĂ´nus muscular promovendo assim o relaxamento muscular.
A outra grande vantagem do meio lĂquido Ă© a maior liberdade de movimento possibilitando trabalhar grandes mĂşsculos em grandes amplitudes e em diferentes direções (movimentos tridimensionais e diagonais) ao mesmo tempo de forma segura.
A redução da ação da Força de Gravidade beneficia o inicio de descarga de peso, principalmente para os pacientes pós - fraturas ou pós - cirúrgicos ortopédicos para a reabilitação ortostática e da marcha com mais segurança e mais confiança.
A ação da flutuação e turbulĂŞncia promove alterações posturais, estimulando as reações de endireitamento e equilĂbrio, favorecendo a consciĂŞncia corporal, noção espacial, equilĂbrio, propriocepção e a estabilização proximal do tronco. A força muscular pode ser aumentada com a resistĂŞncia do exercĂcio de 6 a 15 vezes em relação ao ar.
O efeito psicológico principalmente para os pacientes neurológicos com limitações na locomoção que utiliza cadeira de rodas ou aparelhos, pela facilidade e pela liberdade de movimentos melhorando a moral e proporcionando mais autoconfiança
Na Fisioterapia Aquática existem técnicas ortodoxas de tratamento como o Bad Ragaz e o Halliwick, mas também conta com um arsenal de novas técnicas ( Feldenkrais, Técnicas de Fisioterapia Manual Aquático, e Pilates Aquático ) e de trabalhos corporais aquáticos ( Watsu, aquadinamic ) que a cada dia ganha mais espaço devido a plasticidade, harmonia e qualidade de vida que proporciona.
O fisioterapeuta que trabalha com Hidroterapia deve ter bem claro antes de inicia –los: conhecer os princĂpios fĂsicos da água e os efeitos que pode provocar no paciente, estudar cada caso individualmente, ter conhecimentos das tĂ©cnicas de tratamento fisioterápico em piscina terapĂŞutica, para entĂŁo desenvolver um protocolo de tratamento mais adequado onde os exercĂcios devem se basear nestas propriedades e nas varias formas de graduação possĂveis, podendo facilitar estes exercĂcios quanto dificultá – los.
Publicado em 11/07/13 e revisado em 18/04/18
Espero que vocĂŞ tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no
grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
VocĂŞ pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero ConteĂşdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários