Outros blogs de Terapia Manual

Raciocínio clinico no Mailland




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • Quem lida com o Maitland e outras terapias manuais sabe que o grande diferencial da técnica é o raciocínio clínico.

    Na década de 60, Geoffrey Maitland, Fisioterapeuta Australiano,iniciou seus estudos na diferenciação entre a manipulação, preconizada na época por James Cyriax, e a mobilização .Iniciou a aplicação da abordagem terapêutica através do Raciocínio Clínico (Clinical Reasoning), processo de tomada de decisão, na qual o Fisioterapeuta é um investigador, criando questionamentos objetivos para mais precisamente chegar ao diagnóstico fisioterapêutico. O raciocínio clínico pode ser utilizado de forma hipotético-dedutivo; ou padrão-dedutivo, dependendo da experiência do profissional 

    No conceito Maitland, o tratamento da disfunção músculo-esquelético de um paciente baseia-se, como qualquer outro tratamento, num correto diagnóstico. O diagnóstico abrange os sintomas, movimentos e posições das articulações envolvida.

    Assim sendo, o Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização apropriado ao estágio da disfunção evoluindo as mobilizações passivas acessórias (artrocinemática) e fisiológicas, para movimentos ativos

    A Terapia Manual é o método mais eficaz e completo para uma reabilitação físico-funcional. Ela age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é rápido e eficiente. A manipulação articular é um procedimento de terapia manual realizada em alta velocidade ,pequena amplitude e normalmente no final da amplitude de movimento. O local de aplicação da manipulação é escolhido levando em consideração a apresentação clínica do paciente, bem como as preferências de tratamento do terapeuta.

    Uma das características significantes da manipulação articular na prática clínica é o seu efeito imediato sobre a dor, o grau de hiporalgesia em um período de segundos a minutos após a aplicação desta técnica. Portanto, usando o raciocínio clínico e utilizando as manipulações corretas, o Maitland pode ser uma ótima ferramenta de trabalho.

    O conceito Maitland não é a única Terapia Manual que tem um ótimo resultado em diversas queixas que pacientes apresentam na prática clínica. Se você é profissional e quer conhecer outras técnicas, clique nesse link!

    Até a próxima!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário