A pele movimenta-se sobre as estruturas subjacentes, de forma que uma camada de tecido é firmemente pressionada contra a outra. A fricção geralmente é circular, e a sua pressão geralmente aumenta com o tempo.
Fricção circular é um movimento totalmente diferente do amassamento com os dedos e polegar, em que uma massa do tecido muscular é massageada, com a pressão aumentando na metade superior do círculo e diminuindo na inferior. Fricção é um movimento mais curto e específico, localizado em um determinado ponto, com um aumento gradual na pressão.
Deve-se manter os dedos firmes, pressionando profundamente e usando o peso do seu corpo. Você pode tornar os movimentos mais profundos colocando uma das mãos sobre a outra ou usando dois dedos ou dois polegares juntos. Assim que terminar o movimento, em geral após três segundos de fricção estática ou três movimentos circulares completos, erga os dedos polegares e desliza-os para a área subjacente.
A fricção é muito utilizada para problemas localizados. Geralmente dá uma grande sensação de alívio quando a tensão muscular é dissipada.
A fricção deve ser aplicada apenas em uma área, que já deve ter sido antes aquecida com movimentos superficiais. Comece suavemente e depois aumente a pressão. Talvez seja útil pedir à paciente realizar inspiração e expiração bem calma e profundamente quando você executa a massagem. Termine aliviando a região com um alisamento superficial ou uma effleurage.
O deslizamento lento tem finalidade de acalmar e relaxar os nervos sensóreos. Suas mãos ficam abertas e flexíveis, de maneira que se moldam ao formato da parte que está sendo massageada. A effleurage ajuda a melhorar a circulação sanguínea superficial – seus movimentos seguem a direção do sangue venoso de volta para o coração.
Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários