Atualmente a técnica da auriculoterapia também tem sido utilizada para tratar problemas como ansiedade, vícios, para deixar de fumar e obesidade.
Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.
Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:
- Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
- Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
- Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
- Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.
A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
Com base nos princípios da acupuntura e da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo. Em pacientes com uma saúde equilibrada, as orelhas mostrarão sinais de equilíbrio, já em casos em que os pacientes possuem um grau de estresse, cansaço, desequilíbrio emocional ou ansiedade, elas mostrarão por sinais nos pontos específicos esse desequilíbrio. Por exemplo, se ocorrer uma oscilação emocional, principalmente da raiva, seu ponto de fígado estará em excesso e apresentará sinais de desequilíbrio.Existem centenas de pontos de acupuntura que correspondem a praticamente todos os órgãos, hormônios e sistemas. Como toda a pessoa está representada na orelha, praticamente qualquer problema de saúde pode receber o auxílio da auriculoterapia, como dores, estresse, fadiga, entre outros.
A auriculoterapia pode fornecer ao cliente conforto e bem estar psicológico sem o uso de medicamentos químicos, dos quais muitos se tornam dependentes. Os medicamentos comuns como, os analgésicos, são freqüentemente utilizados pela maioria das pessoas, eles não tratam o problema e ainda podem piorar o seu estado devido ao mascaramento da doença.
Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:
- Aprenda a fazer uma Reabilitação Completa de Ombro com ênfase em Terapia Manual!
- Aprenda Terapia Manual aliada ao movimento
- Domine a Anatomia Palpatória e potencialize seu Raciocínio Clínico
- Aprenda Bandagem Funcional e recupere logo seus pacientes!
- Cursos online de Terapia Manual
- Ebooks de Terapia Manual
- Informação de Cursos por Whatsapp
- Blog
Nenhum comentário