Outros blogs de Terapia Manual

Saiba mais sobre a Pompage Cervical




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A cervicalgia caracteriza-se pela dor ao nível da coluna cervical, podendo ser aguda ou crônica ligada a desordens biomecânicas e musculares.

    A dor cervical pode originar-se por numerosos mecanismos e por diversas vias. É ocasionada por alterações mecânicas e posturais, ocorrendo um distúrbio denominado cervicalgias que estão relacionadas com movimentos bruscos de longa permanência e em posições forçadas, gerando uma tensão muscular e por traumas 

    Para tratar essa disfunção pode-se utilizar a fisioterapia, com suas técnicas manuais como tração e pompage. A pompage faz parte dos recursos manuais e é bastante utilizada para provocar relaxamento.

    A pompage é realizada em três etapas.

    A primeira delas é a tração, feita de maneira suave e regular, a fim de não estirar os tecidos além de sua flexibilidade natural.

    A segunda etapa consiste em manter o tecido tensionado na coluna cervical por cerca de 30 segundos. Fazer isso é essencial para que haja o relaxamento muscular.

    Por fim, o terapeuta deve retornar o tecido à posição inicial de maneira lenta, para que não haja contração muscular. Essa etapa ajuda na melhora da circulação sanguínea e contribui para reduzir a tensão do tecido conjuntivo.

    Para terminar, duas dicas para quem lida com Cervicalgias:

    Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.

    O curso livre de Hidroterapia é indicado para profissionais e estudantes de Fisioterapia, que desejam atuar na área ou se atualizar, e para o público em geral em busca de mais conhecimento sobre a prática.Clique aqui e saiba mais!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário