Outros blogs de Terapia Manual

Terapia Manual na redução de Dor Articular




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp




  • A Terapia Manual é um recurso bastante difundido não só na Fisioterapia como em toda área da sáude. São diversas técnicas que ajudam profissionais a melhorarem a qualidade de vida do paciente sem que haja uso de medicação ou tratamentos médicos mais agressivos.

    As técnicas de terapia manual, seja ela qual for e que característica tiver, conseguem tratar a dor e interferem em propriedades dos tecidos, tais como a elasticidade, possibilitam motivar a capacidade de reparo do organismo, causando reações que levam ao relaxamento da musculatura e à melhora na amplitude de movimento .

    A terapia manual tem como objetivos, por meio de técnicas de manipulação e de mobilização e de exercícios específicos, estimular a propriocepção e o líquido sinovial em articulações, produzindo elasticidade a fibras aderidas e reduzindo a dor. 

    Esse alívio da dor e o relaxamento muscular promovido pelas técnicas manuais provocam o restabelecimento da função muscular, e muitas vezes isso pode ser visto com um aumento significativo da atividade eletromiográfica quando aferido e uma consequente melhora do padrão de contração muscular, sugerindo que a presença de dor pode levar ao menor recrutamento de unidades motoras, reduzindo a capacidade de contração muscular

    A terapia manual usada de forma isolada ou associada a outros recursos (eletrotermoterapia, cinesioterapia e medicações) permaneceram com melhora da sintomatologia de disfunções em articulações. A analgesia induzida pela terapia manual ocorre rapidamente após a manipulação, e, com a repetição do tratamento, o efeito analgésico é cumulativo. 

    Desse modo, recomenda-se a utilização de recursos associados à terapia manual como método eficaz, não invasivo e de baixo custo no tratamento em desequilíbrios de articulações, como a DTM ou articulação de ombro e joelho.






    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário