Os padrões de facilitação no Kabat


A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), ou Método Kabat, é mais que uma simples técnica: é uma filosofia de tratamento cuja base está no conceito de que todo ser humano, inclusive aqueles portadores de deficiência, tem um potencial ainda não explorado.

O movimento funcional normal é composto por padrões de movimento em massa dos membros e do tronco. Os padrões de PNF combinam movimento nos três planos, sagital, frontal e transversal, e são ditos em “espiral e diagonal”. Dessa forma, todos os itens abordados até aqui devem contemplar os três planos de movimento. O componente de rotação do padrão é a chave para uma resistência efetiva.

O movimento que ocorre na articulação proximal dá nome aos padrões.

Os padrões podem ser variados de diversas formas, conforme as necessidades. Assim, temos as articulações distais e proximais ligadas dentro de um padrão, com a articulação intermediária livre para flexionar, estender, segmentando o padrão, ou manter sua posição. O tronco trabalha junto com os membros para uma sinergia completa.
Em quase todos os momentos, seja numa postura estática ou em atividades de vida diária, estamos utilizando estes padrões. As “diagonais de Kabat” são distinguíveis na marcha, ao comer, ao rolar, ao trocar de roupa, enfim, em diversas atividades.


Com todas estas qualidades e funcionalidade, a PNF é muito útil na reorganização de um sistema músculo-esquelético com alguma disfunção, podendo ser utilizada até para tratamentos de distúrbios na musculatura facial e de deglutição!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários