Benefícios gerados com a Reeducação Postural Global (RPG)



Muitas pessoas costumam reclamar de dores na coluna ou tensão muscular. Estresse, problemas e o ritmo acelerado do cotidiano deixam sequelas no corpo. Muitas vezes elas podem ser reparadas com terapias corporais como a Reeducação Postural Global (RPG).

Fisioterapeutas que trabalham com o método denominado RPG, criado pelo francês Philippe Souchar, recorrem à técnica para auxiliar seus pacientes, mesmo quando esses não apresentam necessariamente dores musculares ou nas articulações.

Como o nome indica, a principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda, por exemplo. O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia.

Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito. Com o tempo surge a dor. O que o RPG busca é corrigir a musculatura, ou seja, dar um fim à causa do problema. Os resultados costumam ser excelentes. A reeducação postural se mostrou mais eficiente, tanto em derrotar sofrimento como em evitar dolorosas recaídas.


Conheça os principais benefícios do RPG:


- Tratamento para casos de hérnia de disco, quando as estruturas com função amortecedora entre as vértebras saem do lugar.

- Algumas sessões do RPG podem ajudar a resolver problemas de lordose, escoliose e cifose.

- A reeducação corrige desvios nos joelhos e nas articulações, em geral.

- Auxilia, embora não cure, problemas como artrite, fibromialgia e lesões causadas pelo esporte.

- O tratamento alonga e fortalece os músculos que estão fora de forma.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários