A tração é definida como o processo de tracionar um segmento do corpo com o objetivo de separá-lo. Este procedimento pode ser executado mecanicamente, utilizando-se uma máquina de tração ou pode ser feito manualmente. A tração pode ser tolerada pelo paciente durante o estágio agudo e tem a vantagem de alargar o espaço discal e possivelmente reduzir a protrusão nuclear diminuindo a pressão no disco.
O efeito principal da tração é o aumento ou manutenção da densidade do osso. Nos ligamentos encurtados a tração é importante no restabelecimento do comprimento normal, pois, fornece tensão que estimula o ligamento a fazer mudanças adaptativas sobre o comprimento e força. Nos discos a tração tem um bom efeito sobre a dor por aumentar a separação dos corpos vertebrais diminuindo a pressão central no espaço do disco e estimulando o núcleo do disco que volta a posição central, permitem melhor fluxo de sangue no músculo que também ativa os proprioceptores diminuindo a irritação muscular.
Indicações:
- Compressão da raiz nervosa
- Herniação discal
- Espondilolistese
- Estreitamento do forame intervertebral
- Formação de osteófitos
- Doenças articulares degenerativas
- Dor subaguda
- Hipomobilidade articular
- Dor discogênica
- Espasmo muscular ou protetor
- Distensão muscular
- Contratura de ligamento vertebral ou tecido conjuntivo
- Melhora do fluxo arterial, venoso e linfático.
Contra-Indicações:
- Entorse ou distensões agudas
- Inflamação aguda
- Fraturas
- Instabilidade articular vertebral
- Tumores
- Doenças ósseas
- Osteoporose
- Infecções nos ossos ou articulações
- Condições vasculares
- Mulheres grávidas
- Problemas cardíacos ou pulmonares.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários