A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha a quebra de aderências e fibroses entre os diferentes planos de deslizamento dos músculos, tendões, ligamentos e nervos, devolvendo a mobilidade e funções normais. Através do conhecimento fino em anatomia palpatória e a aplicação dos crochets sobre a pele, o profissional poderá obter melhores resultados.
O objetivo da técnica esta no rompimento de pontos de fibrose percutâneos entre as fascias, geralmente provocados por cristais de oxalato concentrados em pontos nos planos aponeuróticos, que impedem o livre movimento entre as capas musculares, causando irritação.
O dedo palpa à procura do local de separação entre dois planos musculares buscando identificar um ponto doloroso de tensão.
Uma vez encontrado (através do grau de sensibilidade dolorosa do paciente) o terapeuta age descolando a aponeurose muscular, com a ajuda de um gancho confeccionado especialmente para este fim.
Usando de pequenos movimentos firmes e curtos digitais em conjunto com o gancho. O tratamento prossegue distribuindo o movimento de separação em todo o bordo muscular à pesquisa de outros pontos de tensão.
O tratamento se efetua de maneira concêntrica a articulação dolorosa.
Indicação:
Dores consecutivas de traumatismos e inflamações do sistema músculo esquelético em geral. Limitação da amplitude articular por fibrose cicatricial traumática ou cirúrgica.
Doenças inflamatórias como tendinites, periartrites, periostites, lombalgias.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários