PrincĂ­pios de tratamento de Mulligan


Como o Fisioterapeuta atua no Sono?

Brian Mulligan desenvolveu o conceito Mulligan, tĂ©cnica manual muito utilizada em diversos paĂ­ses e com resultados rapidamente percebidos pelo paciente. Esse mĂ©todo pode ser utilizado como diagnĂłstico e tambĂ©m como tratamento. A tĂ©cnica de Mulligan  nĂŁo Ă© diferente e apresenta grandes resultados, pois essa tĂ©cnica Ă© aplicada por fisioterapeutas no mundo inteiro.

PrincĂ­pios de tratamento

1- Durante a avaliação, o terapeuta deve identificar um ou mais "achados comparáveis", como descritos por Maitland. Estes achados podem ser: Perda do movimento articular, dor associada ao movimento, ou dor associada a atividades funcionais específicas (Ex: Dor lateral em cotovelo associada a atividades resistidas em punho/mão)

2- Uma mobilização acessĂłria passiva Ă© aplicada seguindo os princĂ­pios de Kaltenborn (paralela ou perpendicular ao plano articular). Este deslizamento articular deve ser ele prĂłprio livre de dor.

3- O terapeuta deve monitorar continuamente a resposta do paciente para se assegurar de que nĂŁo esteja causando nenhuma dor. Utilizando os seus conhecimentos de artrocinemática, o terapeuta deve investigar diferentes combinações de deslizamentos articulares atĂ© encontrar o plano de tratamento e o grau de deslizamento articular ideais.

4- Enquanto o terapeuta mantĂ©m o deslizamento acessĂłrio, o paciente Ă© instruĂ­do a repetir o movimento que lhe causa dor (o achado comparável). Este achado deve agora ter uma resposta melhorada. (ex: Aumento da ADM, aumento da força muscular) e livre de dor.

5- Falha em melhorar o achado comparável pode indicar que o terapeuta nĂŁo encontrou o plano de tratamento adequado, grau de deslizamento, vĂ©rtebra a ser tratada ou simplesmente que esta tĂ©cnica nĂŁo Ă© indicada

6- O movimento previamente restrito e/ou doloroso deve ser repetido pelo paciente enquanto o terapeuta mantém o deslizamento acessório. Uma sobre pressão ao fianl do arco de movimento pode ser aplicada sem encontrara a dor como fator limitante para o arco de movimento.

A dor é sempre o guia (ou pelo menos na maioria das vezes!). A técnica de Mobilização com Movimento bem sucedida resulta em um sinal comparável livre de dor, enquanto melhora significativamente a função.

Um dos pontos mais significativos do conceito Mulligan é a insistência de que todas as mobilizações bem sucedidas devem traduzir-se em um achado comparável original livre de dor e melhora da função. O terapeuta recebe feedback contínuo do paciente durante o tratamento, sob a forma de abolição da dor e consequente melhora da função. O grau e a direção do vetor de força aplicada na articulação a ser tratada e ponto de contato podem agora se escolhidos e modificados baseados na reposta do paciente de movimento livre de dor. Sem a dor como barreira, um ganho na amplitude total de movimento pode ser atingida

Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

VocĂŞ pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero ConteĂşdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários