As cadeias fisiológicas são "circuitos" anatômicos através dos quais se propagam as forças do nosso corpo, de forma integrada.
O fisioterapeuta baseia-se numa observação rigorosa que coloca em evidência os pontos de tensão de diferentes partes do corpo do paciente, ao nível de cada uma das cadeias, de forma a aplicar, de seguida, um método de tratamento manual. O objetivo é libertar as zonas de tensão; devolver a boa mobilidade dos tecidos ( Cadeias).
As funções corporais são, assim, naturalmente programadas de forma a eliminar tensões estruturais que possam estar na base de disfunções, deformações e dores. O tratamento respeita sempre a idade do paciente, do bebé ao adulto, do desportista ao idoso.
De acordo com Léopold Busquet em cadeias musculares, existem duas principais subdivisões: as cadeias musculares dinâmicos e estáticos, correntes e conjuntiva. Assim, de acordo com esta fisioterapeuta classificação e osteopata seria:
A) Correntes dinâmicas e musculares:
Extensão (músculos: transverso espinhoso, supracostales, epiespinoso, longo dorsal, lombar e iliocostal quadrados). Esta cadeia também está relacionada com a curvatura introversão física e psicológica. Ela pertence cifose da coluna vertebral.
Flexão (músculos: intercostal significa reta acima do abdômen, períneo). Esta cadeia é lordose relacionado e nível psicológico, a comunicação e extroversão.
De abertura transversais (músculos: quadrado lombar intercostal externo dorsal fluxo serratus serratus). Neste caso, o componente psicológico é a externalização.
Selagem transversal (músculos: músculo oblíquo, intercostais internos, oblíquo, intercostal externo, ilíaca psoas). Em um nível psicológico é o ego um pouco de comunicação e do passado.
B) Cadeias estáticos e conjuntivo
Cadeia muscoesquelética
Cadeia neurovascular
Cadeia visceral
A página do Método Busquet fala de maneira excelente sobre essas cadeias.
As principais aplicações do Método Busquet:
-Dores na coluna vertebral
-Hérnia de disco
-Tendinites
-Escolioses e outras alterações posturais
-Dores nos ombros e joelhos
-Disfunção e dores na ATM
-Choro excessivo e perda de sono em bebês
-Refluxo Gastro-Exofágico (adultos e bebês)
-Constipação Intestinal
-Cólicas Mestruais
-Dores de cabeça e enxaqueca
-Dores na coluna vertebral
-Hérnia de disco
-Tendinites
-Escolioses e outras alterações posturais
-Dores nos ombros e joelhos
-Disfunção e dores na ATM
-Choro excessivo e perda de sono em bebês
-Refluxo Gastro-Exofágico (adultos e bebês)
-Constipação Intestinal
-Cólicas Mestruais
-Dores de cabeça e enxaqueca
A partir de sessões semanais que duram cerca de 60 minutos, o tratamento acontece manualmente através de manobras que atuam liberando as tensões e desenvolvem a mobilidade dos tecidos, melhorando a função das chamadas cadeias fisiológicas, ou seja os circuitos anatômicos, pelos quais se propagam as forças organizadores do corpo, entre elas estão as cadeias viscerais, torácica, craniana, conjuntiva e esquelética.
O estudo das Cadeias Musculares primeiramente desenvolvido pela francesa Françoise Mézière, que passou mais de quarenta anos estudando o funcionamento da anatomia para melhorar seus tratamentos terapêuticos.
Quer saber mais sobre Cadeias Musculares?
Conheça o Combo 3 Cursos - Cadeias Musculares + Avaliação Postural + Bônus Curso Tratamento
O curso é composto de conteúdo teórico + conteúdo prático. Com certificação inclusa. Foi gravado em 3 ângulos diferentes. Além do curso, você recebe vários bônus especiais, dentre eles os livros digitais e os grupos exclusivos com a Janaina Cintas. Clique aqui!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários