O dry needling ou agulhamento seco tem sido a solução para quem quer aliviar suas dores musculares. A técnica também é indicada para pessoas que buscam recuperar movimentos.Apesar de ser feita com as mesmas agulhas da acupuntura, as técnicas são diferentes. No procedimento oriental o objeto é colocado sobre terminações nervosas referentes ao problema que está sendo tratado e, no dry needling as agulhas são colocadas diretamente no local da dor.
Portanto, a técnica de agulhamento seco visa especificamente os pontos gatilho miofasciais. Acredita-se que eles sejam devidos a uma liberação excessiva de acetilcolina de placas motoras musculares. Estes ponto-gatilho (ou seja, geradores de dores musculares) podem ser divididos em pontos gatilho miofasciais Ativo e Latente.
-Pontos gatilho ativos podem desencadear espontaneamente a dor local ou referida. Eles causam fraqueza muscular, restrição de movimento e fenômenos autonômicos.
– Pontos gatilho latentes nĂŁo causam dor a menos que sejam estimulados. Eles podem alterar os padrões de ativação muscular e contribuir para diminuição de amplitude de movimento.
A maior vantagem da tĂ©cnica Ă© que o alĂvio das dores pode ser sentido ainda na primeira sessĂŁo. Conheça seus benefĂcios:
Agulhamento seco envolve o uso de uma agulha filiforme fina para penetrar na pele e estimular pontos gatilho miofasciais subjacentes, tecidos musculares e conjuntivos, a fim de aliviar a dor e os problemas de movimento.
De acordo com estudos, os pontos-gatilho foram identificados em várias patologias dolorosas, incluindo:
-SĂndrome Dolorosa Miofascial
-Dores de cabeça tipo tensão
-Enxaquecas
-Dores da articulação temporo mandibular
-Dores musculares do exercĂcio
-Dores por overtraining
-SĂndrome do tĂşnel do carpo
-SĂndrome complexa de dor regional
-Dor fantasma (dor por amputação)
-Transtornos relacionados ao uso excessivo de computador
-Transtornos de lesão por esforços repetitivos
-DistĂşrbios associados com lesĂŁo por chicote (whiplash)
-Dor pĂ©lvica e outras sĂndromes urolĂłgicas
-Tendinopatias do ombro
Esta terapia também é usada para tratar disfunções no músculo esquelético, fáscia e tecido conjuntivo. Reduz e restaura as deficiências da estrutura e função do corpo, levando a uma melhor atividade e participação.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
VocĂŞ pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero ConteĂşdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários