Outros blogs de Terapia Manual

Guia de atuação na Fisioterapia Desportiva




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A fisioterapia desportiva funciona com programas individuais de tratamento para cada paciente, indicada para todas as idades e contando com equipamentos específicos para treinamento. Buscando o melhor atendimento ao atleta, com atenção total de controle da lesão, o programa é elaborado aliando a correção postural aos exercícios de melhorias no condicionamento físico, visando a potencialização de ganho de força e resistência muscular.

    Posição do COFFITO

    Segundo o COFFITO, a atuação do fisioterapeuta na especialidade em Fisioterapia Desportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este.

    Segundo o COFFITO, a atuação do fisioterapeuta na especialidade em Fisioterapia Desportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva:

    I – Atividade física no contexto da saúde, do esporte e do lazer;

    II – Exercício físico e condicionamento físico dentro do processo da recuperação funcional, seguindo os critérios de retorno à prática esportiva;

    III – Relação do esporte e atividade física no contexto da saúde coletiva e da prevenção das lesões;

    IV – Fisiologia do exercício, propriedades biomecânicas do tecido musculoesquelético e características biomecânicas das lesões esportivas;

    V – Fatores predisponentes (extrínsecos e intrínsecos) relacionados com as modalidades esportivas;

    VI – Fatores epidemiológicos e predisponentes à ação da assistência fisioterapêutica especializada na área;

    VII – Contextualização dos diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde e das políticas públicas de saúde, com enfoque especial para a atenção básica garantindo a promoção da saúde de atletas profissionais, praticantes de atividades esportivas, incluindo aqueles com deficiência ou necessidades especiais, bem como a prevenção de lesões e a recuperação funcional em casos de comprometimentos.



    Atuação com o Paciente

    Uma das razões para o aumento da importância da Fisioterapia Esportiva no cenário atual é a variedade de tratamentos possíveis de serem aplicados. Sendo assim, pode-se identificar as melhores soluções para cada paciente, garantindo o tratamento mais eficiente para a recuperação de uma lesão ou para a melhora do rendimento.

    Entre os mais conhecidos tratamentos de fisioterapia desportiva, podemos contar com programas específicos para LCM (ligamento colateral medial), contratura muscular, distensão muscular glútea, entorse nos tendões, espasmo muscular, lesão ligamentar no joelho, lesões em atletas de corrida, lesões em atletas de natação, lesões em jogadores de futebol, lesões musculares, luxações no ombro, pubalgia, ruptura do tendão de aquiles, tendinite de aquiles, entre outros.

    Pensando na atuação dos fisioterapeutas esportivos integrados a outros profissionais no acompanhamento dos atletas, podemos pensar em quatro cenários principais para a atuação desses profissionais:

    A prevenção de lesões esportivas, realizando com os atletas exercícios específicos, prevenindo as lesões mais frequentes naquele determinado esporte;
    O atendimento emergencial, prestando a assistência imediata para prevenir complicações posteriores;
    A reabilitação de lesões esportivas, garantindo a melhora do quadro clínico e a recuperação funcional;
    A reinserção do atleta ao esporte, inserindo no atendimento exercícios específicos relacionados ao esporte e acompanhando o retorno do atleta aos treinos, orientando suas atividades.

    Fisioterapia Desportiva é fundamental para quem pratica esporte

    A Fisioterapia desportiva, ou esportiva, tem um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam esses atletas, contribuindo para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva. Estudos científicos têm sido feitos e publicados quase que diariamente em fontes de pesquisa, como MedLine, Lilacs, Bireme, PeDro… permitindo que nós, profissionais da Fisioterapia, estejamos sempre antenados com as mais recentes pesquisas científicas, podendo aplicá-las em nossos atletas de forma clara e consciente.

    Recursos Utilizados

    Para que você entenda um pouco melhor como pode ser a rotina de trabalho de um profissional que atua na Fisioterapia Esportiva, separamos alguns dos tratamentos mais comuns e eficientes no trabalho de prevenção e no tratamento de luxações, entorses, tendinites e outras lesões. Confira!

    Terapia Manual

    Um dos métodos mais tradicionais de tratamento na fisioterapia — e não é diferente quando levamos para o esporte — é a terapia manual. O objetivo é solucionar um incômodo, fortalecer uma região, corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos ou entender a relação entre a lesão e um músculo por meio de técnicas manuais específicas.

    Terapia Funcional

    Esse método é utilizado para facilitar o entendimento e a consciência corporal do paciente, permitindo que ele consiga lidar melhor com a relação entre a mente e o corpo. A partir de exercícios de baixo impacto e menor intensidade, é possível corrigir problemas de postura ou auxiliar no tratamento de lesões e/ou traumatismos.

    Eletroterapia

    Aplicando correntes elétricas no corpo, é possível fortalecer ou relaxar os músculos, reduzir edemas e até mesmo fornecer um efeito analgésico. Existem diversos tipos de aplicação dentro desse método, cada um de acordo com a situação e o objetivo do paciente, mas sempre produzindo um efeito na região a ser tratada.

    Massoterapia

    Melhora do fluxo sanguíneo, relaxamento muscular e até mesmo o alívio das dores após uma atividade física são os principais objetivos da massoterapia dentro da Fisioterapia Esportiva. Esse é um tipo de massagem que tem um foco maior do que apenas o relaxamento, podendo prevenir lesões e aliviar dores musculares.

    Além desses 4 métodos de trabalho dentro da Fisioterapia Esportiva, outras técnicas e práticas são muito eficientes na busca pela prevenção e pela recuperação de lesões:

    biofeedback de EMG;
    estabilização segmentar;
    bandagens funcionais;
    musculação;
    pilates;
    eletromiografia;
    cinesioterapia.

    É preciso lembrar que cada um desses métodos tem um objetivo e uma utilização específica, com diferentes abordagens para a solução de um problema. Por isso, é importante sempre levar em consideração a estrutura disponível no seu ambiente de trabalho e, ainda mais fundamental, o perfil de cada um dos seus pacientes.

    Para finalizar, não deixe de conhecer os cursos online de fisioterapia selecionados. São cursos com excelentes conteúdos e plataformas de estudo. Clique aqui e saiba mais!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário