A sÃndrome da dor miofascial é uma das causas mais comuns de dor músculo esqueléticas, acomete músculo, tecido conectivo e fáscias, podendo ser decorrentes de acometimento por processos degenerativos, metabólicos, inflamatórios, infecciosos, neoplásicos, macro ou micro traumatismos de inúmeras estruturas, principalmente nas regiões cervical, cintura escapular e lombar. Apesar de ser umas das causas mais comuns de dor e incapacidade em pacientes que apresentam algias dessa natureza, muitos profissionais da área de saúde não a reconhecem. Sabe-se que a dor miofascial costuma acometer pacientes na faixa etária entre 31 e 50 anos de idade, e isto sugere que os indivÃduos nas faixas etárias mais ativas são mais acometidos.
A fáscia pode sofrer alterações em atividades de rotina, por meio de posturas inadequadas durante longos perÃodos de tempo, tensões do dia a dia, sedentarismo, excesso nos treinos, intercorrências musculares, estresse, ansiedade, sÃndrome da dor miofascial e dores crônicas globais.
Mas há tratamento. Essas áreas ou pontos dolorosos – como ombros, cotovelos, quadris, pés etc. – podem ser tratados por meio de dÃgito-pressão. O fisioterapeuta manipula os tecidos musculares utilizando diferentes direções de deslizamento, apoio e pressões, de acordo com o relato dos pacientes.
No caso de atletas de alto desempenho, é possÃvel perceber melhora de rendimento, maior facilidade na nutrição muscular, melhora da propriocepção e consciência corporal.
O processo de reabilitação geralmente é prolongado e dependente da educação e da responsabilidade do paciente e do desenvolvimento de parceria entre fisioterapeuta-paciente, baseada na confiança mútua. Em longo prazo, a conduta não reside apenas no tratamento dos PG, mas na identificação e modificação dos fatores contribuintes, visto que estes estão relacionados aos aspectos biopsicossociais dos pacientes
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários