A dor lombar é uma velha conhecida do profissional do movimento. Ela é muito comum e acomete ambos os sexos, podendo ser súbita ou uma dor intensa que permanece por tempo prolongado.
Estamos falando aqui da dor lombar crônica e inespecÃfica, que não possui etiologia conhecida.
Além de não ter uma causa definida, essa dor lombar muitas vezes é um problema recorrente, estudos mostram que as lombalgias relacionadas ao trabalho são recorrentes em 30% a 60% dos casos.
Com frequência, nossos alunos com lombalgia apresentam padrões de movimentos errados, como:
- Puxar;
- Empurrar;
- Agachar;
- Postura durante o trabalho.
Por isso, sempre recomendamos usar padrões de movimento funcional para o tratamento, inclusive podemos aplicar o treinamento funcional nesses pacientes. Os alunos com o problema também apresentam, com frequência, perda de mobilidade lombar e pélvica.
A melhor maneira de usar a terapia manual na lombalgia é realizar uma avaliação contÃnua da dor e função do paciente. Assim, podemos perceber quais estratégias estão surtindo resultados positivos e continuar sua aplicação, ou mudar nosso método de tratamento.
O uso de um tratamento multidisciplinar também é importante, já que proporciona maiores chances de melhora.
A terapia manual na lombalgia é especialmente eficiente no alÃvio da dor do nosso aluno. Ela ajuda no alÃvio de tensões miofasciais que, de outra maneira, prejudicam o tratamento com exercÃcios.
O tratamento com terapia manual na lombalgia seria uma maneira de aliviar a dor e recuperar parte dessa mobilidade para permitir o movimento. Considerando as informações acima a respeito da terapia, podemos imaginar que ela seria eficiente para esse objetivo.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários