Isostreching no tratamento da Escoliose




A escoliose, definida como inclinação lateral da coluna no
plano frontal, é uma das principais queixas ortopédicas entre
crianças e adolescentes acarretando importantes modificações ao eixo postural,
como compensações nas curvaturas fisiológicas e assimetria corporal.

O Isostretching, técnica de ginástica postural baseada, nos conceitos das cadeias musculares, oferece suficientes contrações e tensões musculares para limitar os movimentos compensatórios, ocorrendo, simultaneamente, fortalecimento e alongamento muscular.

Esse método pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e condições físicas, já que os exercícios são executados em função da capacidade máxima de cada pessoa e respeita as limitações de cada indivíduo.

A técnica se dá por várias posturas que possibilitam o trabalho com vários grupos musculares e que a medida que o paciente realiza satisfatoriamente tais posturas, o grau de dificuldades das mesmas vão aumentando. As posturas são realizadas em pé, sentado ou deitado e utiliza-se como acessórios bolas e bastões para aumentar a complexidade dos exercícios.

Deste modo, melhora-se a mobilização articular, tonifica-se a musculatura, desenvolve-se a tomada da consciência postural e a capacidade respiratória, resultando, assim, em equilíbrio corpóreo.




Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários