Princípios e Objetivos da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva



Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. Baseia-se na utilização de movimentos e posturas com fins terapêuticos e procura entender o movimento e a postura normal para realizar a aprendizagem ou reaprendizagem quando estes movimentos ou postura estão alterados.

Baseado nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método: 

- Qualquer ser vivo possui um potencial e para se desenvolver este potencial é oferecer uma demanda. 
- Cada indivíduo é considerado como um todo, integrando estímulos sensoriais, motores e psicológicos, por isso todo o tratamento deve ser direcionado ao ser humano, e não a um problema específico. 
- A demanda sobre o paciente é orientada funcionalmente durante o tratamento. 
- Se o paciente tem sucesso, acaba esforçando-se mais. 
- O tratamento é iniciado no nível funcional do paciente, progredindo para atividades mais complexas. 
- São utilizadas atividades que acompanham a sequência do desenvolvimento motor normal. 
- O ser humano não se movimenta em plano reto, mas num movimento tridimensional. 
- Respeitar o tempo do movimento. 
- Atingir a resposta máxima é a forma mais eficaz de alcançar consciência, força, coordenação e endurance. 
- A repetição da resposta é utilizada para aumentar ou promover e manter a aprendizagem motora.

A técnica constitui-se de padrões individuais de membros superiores e inferiores, padrões de escápula, cabeça e pescoço, padrões de marcha, além de atividades integradas, que são uma sequência de aprendizagem tendo como base o processo de maturação cerebral e desenvolvimento motor. O objetivo dessas atividades é dar independência ao paciente e ensiná-lo novamente o "automático". Para a realização das atividades integradas utilizam-se os processos básicos durante a realização de trocas posturais e manutenção de posturas.

O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.

Através da realização desse movimento funcional o método Kabat é capaz de favorecer a contração muscular voluntária, controlar o tônus muscular, promover alongamento e fortalecimento muscular, melhorar a resistência, promover equilíbrio entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, melhorar a coordenação motora e estimular o aprendizado de padrões funcionais de movimento.

Esses procedimentos básicos para facilitação oferecem ao terapeuta o que é necessário para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente, como:

  • Aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável
  • Guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e resistência apropriada
  • Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo
  • Aumentar a capacidade do paciente e evitar a fadiga

O método Kabat é um excelente recurso fisioterapêutico para reabilitação de pacientes das mais diversas patologias, em especial as patologias neurológicas.

Porém, por ser um método complexo e que demanda muita técnica, é preciso se aprofundar e estudar bastante todos os padrões e exercícios para que o método possa ser aplicado corretamente, a fim de alcançar todos os objetivos esperados

Tenho uma boa dica! O curso Método Kabat, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional de fisioterapia conhecimentos sobre padrão de facilitação, reflexo, estímulo de estiramento e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários