
Terapia Manual não é massagem, são mobilizações, manipulações, movimentos passivos fisiológicos e acessórios que têm por objetivo restaurar a amplitude de movimento das articulações, músculos, nervos e fáscias, devolvendo a função normal destes sistemas, funcionando como um potente analgésico para o paciente (ou seja, tira a dor ao restaurar a função).
Existem várias técnicas de Terapia Manual, e cada paciente necessita muitas vezes de mais de uma técnica para se atingir os objetivos do tratamento, por isso é imprescindível que o Fisioterapeuta tenha formação específica e habilidade através da experiência clínica para avaliar adequadamente e traçar os objetivos e condutas para cada caso.
Uma das técnicas dentro da especialidade de Terapia Manual é o Maitland. No conceito Maitland, o tratamento da disfunção músculoesquelética de um paciente baseia-se, como qualquer outro tratamento, num correto diagnóstico. O diagnóstico abrange os sintomas, movimentos e posições das articulações envolvidas, para tanto é imprescindível experiência clínica e diagnóstico funcional correto para que haja bons resultados terapêuticos, pois muitas vezes é necessário um posicionamento e uma mobilização tridimensional para se alcançar os resultados almejados.
A principal característica do método Maitland é que há possibilidade de alívio imediato da dor e restauração da função logo na primeira sessão.
Após a restauração da função o ideal é realizar uma estabilização do segmento tratado através da Reeducação Postural Global – Sistema Australiano ou até mesmo exercícios de fortalecimento específico e personalizado na Cinesioterapia Funcional, para saber se o seu problema tem tratamento agende uma avaliação.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários