Outros blogs de Terapia Manual

Sabendo mais sobre o Cyriax




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Desenvolvido pelo médico ortopedista Dr. James H. Cyriax ( 1904 – 1985) enfoca a combinação de inspeção, anamnese, exame funcional, palpação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e diferentes tipos de técnicas de tratamento dos tecidos moles do sistema músculo-esquelético, tais como massagem de fricção, a mobilização, a infiltração, a injeção, a tração e manipulação.

    Ao longo de sua vida Dr. Cyriax dedicou-se ao exame e tratamento conservador de lesões ortopédicas de tecidos moles.
    Elaborou um método de diagnóstico que por sua simplicidade é considerado genial por muitos, baseado na história e exame clínico, em torno da função dos tecidos moles.

    Enquanto trabalhava no sentido de aperfeiçoar e comprovar o método ele observou e descobriu inumeras alterações do sistema locomotor, até então não observadas. A partir destes estudos ele propôs um tratamento local, eficaz e economico.

    Depois de 13 longos anos, se deparando com lesões do sistema músculo esquelético que não eram diagnosticadas pelos exames de imagem, em 1942 ao fazer a seguinte anotação: ” Movimentos ativos testam: articulções e músculos, movimentos passivos testam: articulações, e movimentos resistidos testam somente múculos”, chegou a sua principal ferramenta de avaliação.

    A partir disso desenvolveu a idéia de tensionamento seletivo a fim de isolar o músculo envolvido na lesão.
    Identificou também o padrão capsular parcial que seria uma espécie de padrão de movimento intra articular que envolvia dor e restrição. Diferentemente do padrão capsular que corresponderia ao padrão da inflamação da capsula articular.

    Anos depois de 1944 apos acreditar ter inflitrado a dura mater de um policial acamado por dias com dor lombar chegou ao conceito de dor extra segmentar, quadro dor referida que seria atribuída a dura mater.

    Descreveu 03 padrões onde a dor pode surgir em diferentes momentos em relação a resistencia capsular:

    1) Antes da resistencia = lesão inflamatória aguda articular ou extra articula;
    2)Simultanea a resistencia = processo inflamatório subagudo;
    3)Resistencia antes da dor = lesão branda ou crônica;
    Observou também, diferentes sensações terminais consideradas anormais ou patologicas:
    1) Espasmo muscular;
    2) Pastosa;
    3) elástica;
    4) Vazia;
    5) capsular;
    6) Bloquio ósseo;
    7) Lassidez;

    Avaliou os tecidos moles através de movimentos ativos, passivos, ativos e passivos combinados e resistidos. Pontou os graus de força muscular.

    Classificou também os tecidos como inertes ( dor por força externa passiva) e contráteis ( provocam dor no movimento ativo e resistido e alongamento passivo) e suas reações aos tipos de movimento.

    O movimento resistido (exatamente no ponto médio da amplitude articular) também auxilia na caracterização de reatividade tissular. sendo assim existem 04 padroes de dor e força:

    1) Doloroso e forte = lesão de menor importancia
    2) Indolor e fraco = lesão neurologica ou ruptura miotendinea
    3) Doloroso e fraco =
    4) Indolor e Forte = padrão normal.
    Utilizava-se também da definição dos padrões capsulares (caracteristica de restrição de movimento após um processo inflamtorio articular) e não capsulares ( aderencias ligamentares aleatoria, encurtamentos musculares) de restrição dos movimentos .

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário