A fisioterapia Ă© a ciĂŞncia da reabilitação, na qual, atravĂ©s de conhecimentos biomecânicos , testes clĂnicos e tĂ©cnicas precisas somos capazes de descobrir, tratar ou prevenir as causas das disfunções e assim, consequentemente, eliminar as dores locais, pois estas, nada mais sĂŁo do que uma resposta do corpo a essas disfunções.
A fisioterapia manual consiste em utilizar as mĂŁos para recompor a capacidade de reparo do organismo. Assim, a manipulação afeta as propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento. Ela trata as deficiĂŞncias neuromusculares decorrentes de lesões musculoesquelĂ©ticas, como perda de equilĂbrio e de movimento e permite a correção postural, alĂ©m de causar reações psicolĂłgicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar.
A terapia manual é a principal ciência da fisioterapia ortopédica, uma vez que o fisioterapeuta utiliza um poderoso recurso capaz de intervir direto e indiretamente nas estruturas acometidas, a mão!
A terapia manual foi extensivamente pesquisada e pode agir diretamente em problemas comuns da população brasileira, como dores na coluna cervical, lombar, dores articulares, tendinites, reabilitações pós-fraturas, dentre outras.
Dados da organização mundial de saúde (OMS) revelam que 80% da população mundial terá pelo menos duas crises de dor na coluna durante a vida. Nesses casos, tanto para a coluna cervical, quanto para a lombar, os efeitos analgésicos da terapia manual foram estudados e comprovados, reduzindo a dor e os espasmos pós-lesão, acelerando a recuperação.
Muitas vezes não entendemos porquê tomamos alguns medicamentos para uma determinada dor e até conseguimos até um alivio imediato, porém com o fim do efeito do mesmo, todo o processo doloroso retorna novamente.
A explicação Ă© simples, tratamos apenas a dor, porem nĂŁo intervimos na causa que pode ser ocasionada por inĂşmeros motivos, tais quais: uma tensĂŁo, contratura ou encurtamento muscular, uma articulação que nĂŁo está se movimentando bem ou um atrito indesejado devido a uma sutil mudança de direção do movimento normal dando um aspecto de travamento da mesma, ou atĂ© mesmo uma má postura que pode gerar desequilĂbrios musculares com compressĂŁo de raĂzes nervosas e tendões; ou seja, inĂşmeros podem ser os motivos de uma dor aguda ou crĂ´nica.
Em qualquer um desses exemplos citados, sabemos que um simples comprimido de analgésico ou anti-inflamatório não seriam capazes de mudar o agente causador do problema, muito menos intervir em questões posturais, e talvez poderia até mesmo, mascarar uma lesão que pode ser agravada pela falsa sensação de alivio desativando o nosso alarme do organismo que mostra que o corpo está sendo agredido.
InĂşmeros pesquisadores que estudam a terapia manual, mostraram em seus trabalhos cientĂficos a grande eficiĂŞncia da mesma em casos de lesões musculoesquelĂ©ticas, quando comparadas a tĂ©cnicas de tratamento tradicional como o uso de medicamentos, repouso e atĂ© mesmo procedimentos cirĂşrgicos.
Outro aspecto tambĂ©m analisado sobre a eficiĂŞncia da terapia manual nesses tratamentos foi o baixo Ăndice de reincidĂŞncias do problema, uma vez que, apĂłs a resolução do problema, sĂŁo propostos tambĂ©m exercĂcios de fortalecimento, estabilidade, equilĂbrio, alongamentos e orientações posturais, prevenindo assim, possĂveis novos desequilĂbrios e lesões!
Podemos afirmar seguramente que a fisioterapia manual vem cada dia conquistando um numero maior de adeptos, já que apresenta resultados de sucesso devido a sua filosofia de tratamento baseada na busca da causa mecânica das lesões do sistema musculoesquelético e não apenas o alivio imediato dos medicamentos.
Escrito pelo Dr. Tito Almeida
|
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
VocĂŞ pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero ConteĂşdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários