Outros blogs de Terapia Manual

Resumo sobre o Método Busquet




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • Método Busquet é inovador, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, que permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, abrangente e coerente.

    As cadeias fisiológicas são "circuitos" anatômicos através dos quais se propagam as forças do nosso corpo, de forma integrada.

    O fisioterapeuta baseia-se numa observação rigorosa que coloca em evidência os pontos de tensão de diferentes partes do corpo do paciente, ao nível de cada uma das cadeias, de forma a aplicar, de seguida, um método de tratamento manual. O objetivo é libertar as zonas de tensão; devolver a boa mobilidade dos tecidos ( Cadeias).

    As funções corporais são, assim, naturalmente programadas de forma a eliminar tensões estruturais que possam estar na base de disfunções, deformações e dores. O tratamento respeita sempre a idade do paciente, do bebé ao adulto, do desportista ao idoso.

    De acordo com Léopold Busquet em cadeias musculares, existem duas principais subdivisões: as cadeias musculares dinâmicos e estáticos, correntes e conjuntiva. Assim, de acordo com esta fisioterapeuta classificação e osteopata seria:

    A) Correntes dinâmicas e musculares:

    Extensão (músculos: transverso espinhoso, supracostales, epiespinoso, longo dorsal, lombar e iliocostal quadrados). Esta cadeia também está relacionada com a curvatura introversão física e psicológica. Ela pertence cifose da coluna vertebral.

    Flexão (músculos: intercostal significa reta acima do abdômen, períneo). Esta cadeia é lordose relacionado e nível psicológico, a comunicação e extroversão.

    De abertura transversais (músculos: quadrado lombar intercostal externo dorsal fluxo serratus serratus). Neste caso, o componente psicológico é a externalização.

    Selagem transversal (músculos: músculo oblíquo, intercostais internos, oblíquo, intercostal externo, ilíaca psoas). Em um nível psicológico é o ego um pouco de comunicação e do passado.

    B) Cadeias estáticos e conjuntivo

    Cadeia muscoesquelética
    Cadeia neurovascular
    Cadeia visceral



    A página do Método Busquet fala de maneira excelente sobre essas cadeias.

    As principais aplicações do Método Busquet:

    -Dores na coluna vertebral
    -Hérnia de disco
    -Tendinites
    -Escolioses e outras alterações posturais
    -Dores nos ombros e joelhos
    -Disfunção e dores na ATM
    -Choro excessivo e perda de sono em bebês
    -Refluxo Gastro-Exofágico (adultos e bebês)
    -Constipação Intestinal
    -Cólicas Mestruais
    -Dores de cabeça e enxaqueca

    A partir de sessões semanais que duram cerca de 60 minutos, o tratamento acontece manualmente através de manobras que atuam liberando as tensões e desenvolvem a mobilidade dos tecidos, melhorando a função das chamadas cadeias fisiológicas, ou seja os circuitos anatômicos, pelos quais se propagam as forças organizadores do corpo, entre elas estão as cadeias viscerais, torácica, craniana, conjuntiva e esquelética.

    O estudo das Cadeias Musculares primeiramente desenvolvido pela francesa Françoise Mézière, que passou mais de quarenta anos estudando o funcionamento da anatomia para melhorar seus tratamentos terapêuticos.

    Quer saber mais sobre Cadeias Musculares?

    Conheça o Combo 3 Cursos - Cadeias Musculares + Avaliação Postural + Bônus Curso Tratamento

    O curso é composto de conteúdo teórico + conteúdo prático. Com certificação inclusa. Foi gravado em 3 ângulos diferentes. Além do curso, você recebe vários bônus especiais, dentre eles os livros digitais e os grupos exclusivos com a Janaina Cintas. Clique aqui!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário