Outros blogs de Terapia Manual

Microfisioterapia ajudando a quem tem Bruxismo




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • Bruxismo é uma desordem funcional da ATM onde o indivíduo range ou aperta os dentes durante o sono podendo causar desgaste da articulação e amolecimento dos dentes e dor de cabeça. Dor na articulação, no pescoço e face, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono também podem estar presentes.

    Possivelmente, a disfunção está ligada a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. As crises podem variar de intensidade e frequência.

    Geralmente, a pessoa é avisada por alguém da família que tem o bruxismo ou pelo dentista, quando o desgaste já está instalado.

    O tratamento paliativo inclui ansiolíticos e/ou placas moldadas para cada paciente com a intenção de reduzir o atrito causado pelos músculos mastigatórios. Porém, a Microfisioterapia pode ajudar o portador de Bruxismo.

    A Microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual criada pelos franceses Daniel Grojean e Patrice Benini, osteopatas que desenvolveram o método a partir de pesquisas no campo da embriologia, da filogênese e da física quântica a partir de 1982. Incorpora também princípios semelhantes ao da homeopatia que segue as leis da cura pelo infinistesial (no caso da micro, a palpação mínima) e o da similitude (cura semelhante).

    A técnica de Microfisioterapia tem colaborado na boa evolução dos sintomas de pacientes com Bruxismo. Ao buscar a causa primária do sintoma ou doença, a Microfisioterapia estimula a correção dos sistemas corporais e o corpo reage com diminuição de quadros de ansiedade, relaxamento muscular global, diminuição do estresse e promove, em muitos casos, a promoção da resiliência nestes pacientes, que seria a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, tais como estresse e choque.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário