Outros blogs de Terapia Manual

Terapia Manual na Lombalgia




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A coluna vertebral é fundamental para a estabilidade do corpo humano, e é dependente da harmonia das partes moles que trabalham em conjunto ativa ou passivamente para que esta estabilidade ocorra. A desarmonia das dessas estruturas podem alterar a mobilidade, a arquitetura e alinhamento da coluna, o que causa instabilidades e dores, sendo elas mais frequentes na região inferior da coluna.

    A terapia manual na lombalgia tem sido amplamente utilizada como tratamento principal e/ou acessório às outras modalidades terapêuticas já conhecidas e de eficácia comprovada dentro da fisioterapia. Esta modalidade visa o alívio da do quadro álgico do paciente promovendo a reorganização dos tecidos moles, prevenção fibroses ou a "quebra" das mesmas, além de melhorar a circulação nos tecidos. Tudo isso favorece a melhora da mobilidade, flexibilidade, funcionalidade e qualidade de vida do paciente. Alguns estudos têm mostrado resultados favoráveis na utilização da terapia manual no tratamento e no alívio da dor, que consequentemente gera um efeito cascata de melhora na mobilidade, na função, assim obtendo uma melhor qualidade de vida e saúde.

    A terapia manual vem ganhando cada vez mais embasamento científico, sendo cada vez mais homogênea as comprovações de seus efeitos benéficos no tratamento da dor lombar e suas repercussões na mobilidade, função e qualidade de vida do paciente.

    Por não necessitar de aparelhos nem de alto investimento em instrumentação, a terapia manual vem cada vez mais ganhando espaço no que diz respeito a inclusão da mesma nas propostas de tratamento de curto, médio e longo prazo. Há uma vasta modalidade de técnicas, e todas tem se mostrado eficazes. Todavia, como toda proposta terapêutica, é de fundamental importância a frequente atualização e pesquisa a fim de melhorar ainda mais o conhecimento dos profissionais acerca de sua correta aplicação.

    O HandsPhysio (fisioterapia com as mãos) é um curso voltado para quem deseja aprender as principais técnicas manuais com ênfase em osteopatia.
    O curso permite que você aplique de forma imediata o que aprendeu em seus atendimentos, de acordo com as necessidades de seus pacientes. Clique aqui e saiba mais.


    Livre de vírus. www.avast.com.


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário