Equoterapia ajuda no tratamento da Hidrocefalia



A hidrocefalia é uma palavra de origem grega que significa "água na cabeça", com base em "hydro", que significa "água", e "kephale", traduzido como "cabeça". 

Em outras palavras, representa o aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor.

A equoterapia é uma atividade multissensorial por meio da qual a oscilação rítmica e tridimensional da garupa do cavalo estimula principalmente o mecanismo de reflexo postural do cavaleiro, resultando no treinamento do equilíbrio e coordenação.

Os principais objetivos da Equoterapia são:

  • Evitar que complicações secundárias se instalem, como: escoliose, hipercifose, hiperlordose, assim como tratá-las quando já instaladas;
  • Alongar e fortalecer os grupos musculares globalmente, favorecendo um trabalho muscular equilibrado especialmente em regiões onde houver a instalação de disfunções, como também prevenindo a instalação secundária de contraturas e deformidades;
  • Treinar equilíbrio, coordenação motora e propriocepção (capacidade que o corpo tem de reconhecer sua posição, localização e orientação, sem utilizar a visão, para manter a postura equilibrada) a fim de melhorar e desenvolver as funções;
  • Mobilizar a coluna vertebral e articulação sacroilíaca;
  • Estimular o raciocínio e a concentração;
  • Melhorar a qualidade de vida do indivíduo. 

O passo do cavalo é a andadura que produz e transmite ao praticante (pessoa com deficiência e/ou com necessidades especiais em atividades equoterapêutica) uma série de movimentos sequenciados e simultâneos que têm como resultante um movimento tridimensional. Tal movimento se traduz no eixo vertical em movimentos para cima e para baixo, no plano frontal em movimentos para direita e para a esquerda, e no plano sagital do cavalo em movimentos para frente e para trás. Essa sequência de movimentos se comparada à ação da pelve humana no andar, e permite a todo instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual, auditiva e cinestésica e provoca um deslocamento do centro gravitacional desenvolve o equilíbrio, a adequação do tônus, o controle postural, a coordenação, a redução de espasmos, respiração e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares como também de músculos e da circulação sanguínea.

A Equoterapia tem a finalidade de proporcionar estabilidade, recuperação e melhora do quadro clínico, principalmente por causa do movimento tridimensional que o cavalo proporciona ao praticante.


Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários