Outros blogs de Terapia Manual

Acupuntura é um bom recurso na Fisioterapia em Idosos




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A Acupuntura é um ramo da medicina chinesa que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico. Essa técnica muito antiga vem ganhando popularidade e aceitação no ocidente, sendo fomentada no Brasil pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e a prática fisioterapêutica está entre as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia (CREFITO).

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reconhecido a importância das chamadas medicinas tradicionais e medicinas alternativas e complementares (MAC) em todo o mundo. Dentre elas, destaca-se a medicina tradicional chinesa (MTC).

    A Acupuntura tem um papel importante no tratamento do idoso, pois ela praticamente não tem contraindicação e possibilita ao idoso a possibilidade de reduzir a quantidade de medicação, diminuindo ainda a chance de efeitos colaterais, proporcionando ainda uma melhor qualidade de vida, além dos efeitos benéficos como: redução da dor, da ansiedade, do sono, e sintomas de depressão leve, entre outros.

    No idoso, especialmente no idoso frágil, recomenda aplicá-la conforme as condições da pessoa. Idosos frágeis e crianças devem ser agulhados com menor profundidade de inserção e por menos tempo, pois a estimulação excessiva pode cansar o paciente.

    Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário