Outros blogs de Terapia Manual

Dry Needling e os Pontos Gatilhos




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • Os "Pontos Gatilhos" (Trigger Points) são regiões doloridas do músculo devido a baixa irrigação sanguínea. Isso ocorre em pacientes que mantêm má postura prolongada, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional.

    Nos pacientes com dor de coluna crônica é normal o aparecimento de pontos gatilhos devido a rigidez que acompanha a dor provocando contração constante da musculatura e predispondo o indivíduo a ter muitos pontos dolorosos na região.

    O dry needling, que também é conhecido por "agulhamento à seco", é uma técnica minimamente invasiva que utiliza agulha de acupuntura, a qual penetra na pele e estimula o ponto gatilho, que reduz a dor.

    Os "ponto-gatilho" são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos.

    Quando a agulha de acupuntura causa "micro-rupturas" nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura.

    Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha. O Dry Needling visa a diminuir a dor muscular que angustia o paciente.

    O agulhamento seco envolve a inserção de uma agulha em tecido mole, incluindo pele, tendões e músculos para tratar a dor, perda de movimento ou disfunção muscular com o objetivo de melhorar a função. Existem várias técnicas de agulhamento, incluindo a inserção da agulha no músculo por um período de tempo, a manipulação da agulha, por exemplo, através da pistonagem, ou a indução de contrações musculares com a associação da estimulação elétrica.

    Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

    1) Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

    2) Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

    Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário