Outros blogs de Terapia Manual

Dry Needling ou Agulhamento Seco: como funciona?




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • O dry needling ou agulhamento seco tem sido a solução para quem quer aliviar suas dores musculares. A técnica também é indicada para pessoas que buscam recuperar movimentos.Apesar de ser feita com as mesmas agulhas da acupuntura, as técnicas são diferentes. No procedimento oriental o objeto é colocado sobre terminações nervosas referentes ao problema que está sendo tratado e, no dry needling as agulhas são colocadas diretamente no local da dor.

    Assim sendo, o agulhamento seco envolve a inserção de uma agulha em tecido mole, incluindo pele, tendões e músculos para tratar a dor, perda de movimento ou disfunção muscular com o objetivo de melhorar a função. Existem várias técnicas de agulhamento, incluindo a inserção da agulha no músculo por um período de tempo, a manipulação da agulha, por exemplo, através da pistonagem, ou a indução de contrações musculares com a associação da estimulação elétrica.

    Ao se realizar a introdução da agulha é desejável a "resposta de contração muscular". O agulhamento leva a alterações nos mecanismos de função muscular, tais como, a sinalização mecânica, a remodelação do citoesqueleto de fibroblastos e a mecanotransdução. Evidências também sugerem que o agulhamento pode causar alterações bioquímicas relacionadas à dor e à inflamação, melhorando o fluxo de sangue, o que poderia influenciar na produção de força.

    A inserção de uma agulha na pele e na camada celular subcutânea leva a respostas provocadas pela própria inserção da agulha, que ativa as respostas de controle da dor ao nível do corno posterior da medula espinhal (também obtido por agulhamento superficial, outro método descrito para o tratamento de dor miofascial).

    Assumindo que uma resposta de contração local é obtida, o efeito mecânico como terapia é alcançado através da remodelação do tecido conjuntivo, plasticidade e diminuição de mediadores inflamatórios no PGM para interromper seus mecanismos patogênicos.

    Portanto, sempre é bom ressaltar que o agulhamento seco é feito diretamente no ponto de dor, nos pontos de tensão muscular, nos pontos-gatilhos, e também quando há um déficit de movimento.

    A técnica pode ser usada no corpo todo, por fisioterapeutas habilitados!

    Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

    Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

    Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

    Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!




    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário