RaciocĂ­nio clinico no Mailland




Quem lida com o Maitland e outras terapias manuais sabe que o grande diferencial da técnica é o raciocínio clínico.

Na dĂ©cada de 60, Geoffrey Maitland, Fisioterapeuta Australiano,iniciou seus estudos na diferenciação entre a manipulação, preconizada na Ă©poca por James Cyriax, e a mobilização .Iniciou a aplicação da abordagem terapĂŞutica atravĂ©s do RaciocĂ­nio ClĂ­nico (Clinical Reasoning), processo de tomada de decisĂŁo, na qual o Fisioterapeuta Ă© um investigador, criando questionamentos objetivos para mais precisamente chegar ao diagnĂłstico fisioterapĂŞutico. O raciocĂ­nio clĂ­nico pode ser utilizado de forma hipotĂ©tico-dedutivo; ou padrĂŁo-dedutivo, dependendo da experiĂŞncia do profissional 

No conceito Maitland, o tratamento da disfunção músculo-esquelético de um paciente baseia-se, como qualquer outro tratamento, num correto diagnóstico. O diagnóstico abrange os sintomas, movimentos e posições das articulações envolvida.

Assim sendo, o Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização apropriado ao estágio da disfunção evoluindo as mobilizações passivas acessórias (artrocinemática) e fisiológicas, para movimentos ativos

A Terapia Manual é o método mais eficaz e completo para uma reabilitação físico-funcional. Ela age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é rápido e eficiente. A manipulação articular é um procedimento de terapia manual realizada em alta velocidade ,pequena amplitude e normalmente no final da amplitude de movimento. O local de aplicação da manipulação é escolhido levando em consideração a apresentação clínica do paciente, bem como as preferências de tratamento do terapeuta.

Uma das características significantes da manipulação articular na prática clínica é o seu efeito imediato sobre a dor, o grau de hiporalgesia em um período de segundos a minutos após a aplicação desta técnica. Portanto, usando o raciocínio clínico e utilizando as manipulações corretas, o Maitland pode ser uma ótima ferramenta de trabalho.

O conceito Maitland não é a única Terapia Manual que tem um ótimo resultado em diversas queixas que pacientes apresentam na prática clínica. Se você é profissional e quer conhecer outras técnicas, clique nesse link!

Até a próxima!

Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

VocĂŞ pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero ConteĂşdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários