Outros blogs de Terapia Manual

Como surgiu o Dry Needling?




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • O dry needling ou agulhamento seco é uma técnica minimamente invasiva considerada de baixo risco associado. O procedimento consiste na inserção de uma agulha fina aplicada diretamente em um ponto-gatilho miofascial ativo (PGM). Após a desativação desse PGM, a agulha é removida da região.

    O uso de uma agulha hipodérmica para o dry needling foi descrito por Hong (1994) em seu trabalho de pesquisa sobre "Injeção de lidocaína versus dry needling em ponto-gatilho miofascial". Em sua pesquisa, ele descreve o procedimento de dry needling em ponto-gatilho usando uma agulha hipodérmica de calibre 27 de 1/4 de comprimento (Hong CZ, 1994). Tanto Travell, Simons e Simons (2005) quanto Hong (1994) usaram agulhas hipodérmicas para o dry needlking, não utilizando agulhas de acupuntura durante a realização da técnica.

    Originalmente, o dry needling utilizava apenas agulhas hipodérmicas devido à preocupação de que as agulhas sólidas não tinham a força ou o feedback tátil que as agulhas hipodérmicas proporcionavam e que a agulha poderia ser desviada por "nós de contração densa". Entretanto, essas preocupações provaram ser infundadas e muitos profissionais de saúde que realizam dry needling descobriram que as agulhas de acupuntura fornecem melhor feedback tátil, penetram melhor em "nódulos musculares densos", são mais fáceis de gerenciar e causam menos desconforto para os pacientes. Por essa razão, tanto o uso de agulhas hipodérmicas quanto o uso de agulhas de acupuntura são agora aceitos na prática de dry needling.

    Muitas pessoas buscam por tratamentos que possibilitem a diminuição e até mesmo a eliminação das dores. Isso traz excelentes oportunidades para o mercado de trabalho.

    Essa técnica conquistou seu espaço e é utilizada inclusive por atletas profissionais que necessitam de tratamentos imediatos para o combate a dor, dando condições de participarem de suas atividades desportivas.

    O terapeuta precisa necessariamente de uma formação a respeito para poder trabalhar com qualidade e oferecer bons serviços a seus clientes.

    Quer ter mais opção no seu atendimento? Vou te dar três opções para você aprender Dry Needling de forma ONLINE.

     
    Curso 1 - Formação completa Dry Needling Online- Prof Marcos Minello

    É uma formação completa em tratamento das dores utilizando pontos de agulhamentos em todo o corpo, com 30 horas, muito bem explicada e detalhada, para poder fazer com que todos os alunos que queiram aprender de verdade, consigam após o curso, aplicar as técnicas com sucesso em seus pacientes. Clique aqui e saiba mais!

    Curso 2-  Curso Dry Needling da Inaesp

    No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá  também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes. Clique aqui e saiba mais

    Curso 3 - Curso Online de Agulhamento a Seco - Fisio Aprimore

    O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. CURSO com CERTIFICAÇÃO de 30 horas que não consta que foi realizado EAD, Online nem vai com o selo da ABED. É o mesmo certificado dos cursos presenciais. Clique aqui e saiba mais




    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário