A cervicalgia caracteriza-se pela dor ao nÃvel da coluna cervical, podendo ser aguda ou crônica ligada a desordens biomecânicas e musculares.
A dor cervical pode originar-se por numerosos mecanismos e por diversas vias. É ocasionada por alterações mecânicas e posturais, ocorrendo um distúrbio denominado cervicalgias que estão relacionadas com movimentos bruscos de longa permanência e em posições forçadas, gerando uma tensão muscular e por traumas
Para tratar essa disfunção pode-se utilizar a fisioterapia, com suas técnicas manuais como tração e pompage. A pompage faz parte dos recursos manuais e é bastante utilizada para provocar relaxamento.
A pompage é realizada em três etapas.
A primeira delas é a tração, feita de maneira suave e regular, a fim de não estirar os tecidos além de sua flexibilidade natural.
A segunda etapa consiste em manter o tecido tensionado na coluna cervical por cerca de 30 segundos. Fazer isso é essencial para que haja o relaxamento muscular.
Por fim, o terapeuta deve retornar o tecido à posição inicial de maneira lenta, para que não haja contração muscular. Essa etapa ajuda na melhora da circulação sanguÃnea e contribui para reduzir a tensão do tecido conjuntivo.
Para terminar, duas dicas para quem lida com Cervicalgias:
Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.
O curso livre de Hidroterapia é indicado para profissionais e estudantes de Fisioterapia, que desejam atuar na área ou se atualizar, e para o público em geral em busca de mais conhecimento sobre a prática.Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza materiais sobre Fisioterapia e Terapia Manual para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários