Outros blogs de Terapia Manual

Utilize o Maitland para Alívio da Dor




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • Terapia Manual não é massagem, são mobilizações, manipulações, movimentos passivos fisiológicos e acessórios que têm por objetivo restaurar a amplitude de movimento das articulações, músculos, nervos e fáscias, devolvendo a função normal destes sistemas, funcionando como um potente analgésico para o paciente (ou seja, tira a dor ao restaurar a função).

    Existem várias técnicas de Terapia Manual, e cada paciente necessita muitas vezes de mais de uma técnica para se atingir os objetivos do tratamento, por isso é imprescindível que o Fisioterapeuta tenha formação específica e habilidade através da experiência clínica para avaliar adequadamente e traçar os objetivos e condutas para cada caso.

    Uma das técnicas dentro da especialidade de Terapia Manual é o Maitland. No conceito Maitland, o tratamento da disfunção músculoesquelética de um paciente baseia-se, como qualquer outro tratamento, num correto diagnóstico. O diagnóstico abrange os sintomas, movimentos e posições das articulações envolvidas, para tanto é imprescindível experiência clínica e diagnóstico funcional correto para que haja bons resultados terapêuticos, pois muitas vezes é necessário um posicionamento e uma mobilização tridimensional para se alcançar os resultados almejados.

    O grande impacto do conceito Maitland não reside nas técnicas, mas sim no processo de avaliação clínica meticulosa que permite, inclusive, que quaisquer outras modalidades de mobilização ou manipulação possam ser agregadas, aplicadas e reavaliadas sem comprometer em absolutamente nada o processo de raciocínio clínico. Porém, essas técnicas são preferencialmente usadas para tratamento de disfunções da coluna vertebral.

    A principal característica do método Maitland é que há possibilidade de alívio imediato da dor e restauração da função logo na primeira sessão.

    Após a restauração da função o ideal é realizar uma estabilização do segmento tratado através da Reeducação Postural Global – Sistema Australiano ou até mesmo exercícios de fortalecimento específico e personalizado na Cinesioterapia Funcional, para saber se o seu problema tem tratamento agende uma avaliação.

      Para finalizar, o  Conceito Maitland é uma ferramenta da terapia manual que ajuda a olhar para o paciente como um todo, possibilitando fazer uma avaliação minuciosa e então tratá-lo de maneira individualizada. Se você quiser ter um bom conteúdo sobre esse assunto conheça o curso online Maitland, clicando aqui!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário